Fin Adviser

Todas Notícias > NOVOS CASOS DE COVID-19 REGISTADOS NO PAÍS

NOVOS CASOS DE COVID-19 REGISTADOS NO PAÍS

  18 Nov 2022

NOVOS CASOS DE COVID-19 REGISTADOS NO PAÍS

O Ministério da Saúde manifestou esta quarta-feira a necessidade da sociedade observar as medidas de segurança para conter os níveis de infecção da Covid-19, que se encontra em constate mutação a nível global.

O secretário de estado para Saúde Pública, Carlos Alberto Pinto de Sousa, apontou, em conferência de imprensa decorrido no Centro de Imprensa Aníbal de Melo (CIAM), mais de mil novos casos de Covid-19 registados no país, desde o início do mês Outubro ao dia 14 de Novembro ao ano em curso.

Pinto de Sousa referiu que desde Outubro registaram-se 754 novas infecções, quatro vezes mais que em Setembro e neste período houve apenas o registo de uma morte.

“Há uma tendência de aumento do número de contaminações por se notificar um total de 368 casos, 310 dos quais na província de Luanda no período de 01 a 14 do mês em curso”.

Aludiu O Responsável aclarou que nos meses de Maio e Julho houve registo de pequenos surtos que resultaram em 17 óbitos. Entretanto nos meses de Agosto e Setembro não se registou nenhum óbito. O cumulativo de amostras processadas é de 3.032.670, sendo 104.424 positivas e 2.928.246 negativas, o que corresponde a uma taxa de positividade de 3,4 por cento. Luanda é a província com maior número de casos, seguido das províncias do Huambo, Cabinda, Benguela, Huíla e Zaire, estando Bengo com menos ocorrências da Covid-19.

Por sua vez, a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, apelou à vacinação e ao reforço rígido das medidas de biossegurança para contrapor o aumento de casos de Covid-19 registados nas últimas semanas, e realçou que a pandemia ainda está no país e continua a ceifar vidas .

“O mundo vem registando um aumento significativo da doença, devido a circulação comunitária e fraco cumprimento das medidas de protecção individual e colectiva, bem como da baixa cobertura vacinal em algumas latitudes”. Disse.

Sílvia Lutucuta aconselhou a população na prevenção frequente das medidas de segurança, como lavar as mãos ou desenfestar com álcool em gel, o uso das máscaras em lugares fechados ou de grande ajuntamento e fora do ciclo familiar. Por outro lado, deu a conhecer a administração da quarta dose da vacina contra a pandemia da COVID-19, a partir de segunda-feira, dia 21 do corrente mês, nas unidades sanitárias municipais e por equipas móveis, devido do encerramento da maioria dos postos de vacinação de alto rendimento.

تشاندينهو