Fin Adviser

Todas Notícias > VICE-PRESIDENTE MARCHA EM SOLIDARIEDADE ÀS VITIMAS DA SINISTRALIDADE

VICE-PRESIDENTE MARCHA EM SOLIDARIEDADE ÀS VITIMAS DA SINISTRALIDADE

  21 Nov 2022

VICE-PRESIDENTE MARCHA EM SOLIDARIEDADE ÀS VITIMAS DA SINISTRALIDADE

A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, na qualidade de Coordenadora do Conselho Nacional de Viação e Ordenamento do Trânsito (CNVOT) marchou, este domingo, em Luanda, em solidariedade às centenas de vítimas da sinistralidade rodoviária, no país e no mundo.

Acompanhada da ministra da Juventude e Desportos e do Comandante-Geral da Polícia Nacional, Comissário-Geral, Arnaldo Carlos, entre outras entidades, a Vice-Presidente iniciou a marcha, organizada sob lema: "Agir já e salvar vidas nas estradas", no viaduto do Kilamba, tendo caminhado até ao Pavilhão Multiusos, na Avenida Fidel Castro, também vulgarmente conhecida via expressa.

Em plena via Expressa, a Vice-Presidente da República fez a deposição de uma coroa de flores em memória das vítimas da estrada.

Ao lado da também Coordenadora do CNVOT, marcharam os membros do Conselho Superior de Polícia, representantes da sociedade civil, as mais distintas associações de taxistas e mototaxistas, estudantes e sociedade em geral.

Para a 15.ª edição, além do lema "Agir já para salvar vidas”, houve preferência pela cor branca das camisolas e bonés simbolizando a tão desejada paz que se quer nas estradas angolanas.

Promovida pela Comissão Executiva do Conselho Nacional de Viação e Ordenamento do Trânsito, o evento deste ano visou chamar atenção de todos sobre a necessidade da paz na estrada e a observância estrita e escrupulosa do Código de Estrada, bem como da manutenção dos veículos como forma de contrapor, no mais curto espaço de tempo, a tendência crescente de acidentes evitáveis nas estradas de todo o território nacional.

Trabalho conjunto

Ao discursar no acto, a Vice-Presidente da República sublinhou ser necessário começar-se a trabalhar em conjunto para que sejam evitadas perdas de vidas, bem como outros danos, por conta do desrespeito ao Código de Estrada.

Segundo Esperança da Costa, só este ano, de Janeiro a Outubro, o país registou 11.066 acidentes de viação, que resultaram em 2.529 mortes e 12.960 feridos, em toda a extensão do território angolano.

A par da marcha realizada, decorre desde o passado dia 18 até hoje, no Pavilhão Multiusos do Kilamba, a 15ª Edição da Feira da Sinistralidade Rodoviária, cujo objectivo passa por prestar homenagem e assinalar o dia mundial das vítimas da estrada, no terceiro domingo do mês de Novembro de cada ano.

تشاندينهو