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EMITIDOS 190 SELOS “ FEITO EM ANGOLA”

  12 Dec 2022

EMITIDOS 190 SELOS “ FEITO EM ANGOLA”

Um total de 190 selos “Feito em Angola”, sendo 180 originais e 10 selos verdes, foi emitido, em cinco meses, pelo Instituto Nacional de Apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas (INAPEM).

Destes, 190 são selos originais, enquanto 10 são destinados a produtos ecológicos, orgânicos, biodegradáveis e sustentáveis, que resultam da adopção de processos de produção e de tecnologia verde, por parte das empresas aderentes ao serviço "Feito em Angola”.

Os selos serão usados por 501 produtos registados por 120 empresas aderentes ao serviço, na sequência de 159 processos aprovados, depois de 439 candidaturas recepcionadas.

Os dados foram tornados públicos, ontem, pelo INAPEM, durante o processo de certificação de 19 empresas, com a entrega de Licença e de Certificados de Adesão do selo "Feito em Angola”.

A certificação foi atribuída a 15 empresas de Luanda, do Namibe (2), Zaire e Moxico (1), ligadas à produção alimentar, consumíveis hospitalares, material de construção, processamento de pescado e transformação, mobiliário e embalagens de cartão.

Com este passo, as empresas visadas ficam, a partir de agora, habilitadas a usar o selo do Serviço Feito em Angola nos seus produtos de origem nacional.

O acto decorreu no terceiro dia da Expo "Feito em Angola” (EFA), num acto conjunto, depois de as marcas das empresas terem aprovado num processo de elegibilidade, que inclui candidatura, triagem, visitas às unidades de verificação e constatação dos requisitos da sua produção, entre os quais a exposição em mais de 30 por cento do Valor Acrescentado Nacional (VAN) na produção.

Os dados apresentados dão conta de que a província de Luanda detém o maior número de produtos registados e aderentes ao programa, com um total de 173, seguido Benguela (48), Huambo (47), Zaire (42) e Huíla (25).

João Nkosi, PCA do INAPEM, afirmou, no acto, que com a utilização do logótipo do programa, as empresas alistam-se para um conjunto de benefícios e incentivos, programas de financiamentos por parte dos parceiros da banca, como também de bonificação fiscal por parte do Governo de Angola, com vista a estimular a adesão das pequenas e médias empresas, acesso à formação e visibilidade em campanhas publicitárias.

O programa "Feito em Angola” resulta da dinamização do Serviço Feito em Angola, que é mais um instrumento criado em 2012 pelo Executivo para complementar os programas de apoio à produção nacional. Foi lançado a 18 de Maio de 2012 e insere-se nas medidas do Executivo para a dinamização das micro, pequenas e médias empresas, promoção do empreendedorismo, criação de empregos e combate à pobreza, através do fomento dos produtos e serviços produzidos em território nacional, e igualmente incentivar o consumo de produtos nacionais, por via da melhoria da qualidade, preços competitivos, transmitindo desta forma uma maior confiança aos consumidores.

Foi criado com o objectivo de mobilizar as empresas para o desígnio do crescimento económico, procurando melhorar a competitividade dos bens e serviços nacionais e contribuir para o equilíbrio sustentado da balança comercial.

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