Fin Adviser

Todas Notícias > CIMEIRA EUA-ÁFRICA ARRANCA COM MELHORIA DAS RELAÇÕES NA AGENDA

CIMEIRA EUA-ÁFRICA ARRANCA  COM  MELHORIA DAS RELAÇÕES NA AGENDA

  13 Dec 2022

CIMEIRA EUA-ÁFRICA ARRANCA COM MELHORIA DAS RELAÇÕES NA AGENDA

O Chefe de Estado, João Lourenço, participa, terça-feira até quinta-feira, em Washington, na Cimeira Estados Unidos-África, uma iniciativa do Presidente norte-americano, Joe Biden, para demonstrar o compromisso duradouro do seu país com a África e destacar a importância das relações e da cooperação, em prioridades globais compartilhadas, com o continente.

O evento, que vai contar, igualmente, com a presença de vários outros estadistas africanos, vai basear-se nos valores compartilhados, com vista à melhoria de um novo envolvimento económico e o reforço do compromisso entre EUA e África com a democracia e os direitos humanos, mitigação do impacto da pandemia da Covid-19 e de futuras pandemias, trabalhar em colaboração para fortalecer a saúde regional e global, promover a segurança alimentar, a paz e a segurança, bem como responder à crise climática e ampliar os laços da diáspora.

A Cimeira vai decorrer no Centro de Convenções de Walter Washington, com eventos oficiais adicionais ao encontro, a ocorrerem em vários outros locais aqui na capital norte-americana.

O estadista angolano faz-se acompanhar, nesta deslocação, da Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, e de vários membros do seu Executivo, que, em Washington, estão a distribuir-se pelos diferentes painéis, onde serão discutidas as formas como os Estados Unidos da América pretendem relacionar-se, doravante, com o continente africano, sobretudo no que ao sector económico e da cooperação diz respeito.

Congresso anual do Exim Bank

Às 8h00 locais, o Chefe de Estado vai participar no Congresso Anual da Eximbank, principal evento desta instituição, que será realizado de forma híbrida, com a participação de cerca de 100 pessoas, sendo 75 no formato presencial. Nesta cerimónia, o Presidente da República, João Lourenço, que estará acompanhado do homólogo moçambicano, Filipe Nyusi, será convidado a proferir algumas palavras de circunstância.

O congresso será realizado no formato de debate, com a duração de aproximadamente 30 minutos, com a moderação do director Editorial, Diversidade e Cultura do Jornal Político, John Yearwood.

A audiência deste evento será composta por exportadores dos EUA (grandes e pequenos), bancos (incluindo JPM Morgan, Citi e PNC) e outras instituições financeiras, entidades do Governo do Presidente Biden, membros do corpo diplomático em Washington, agências de crédito à exportação não americanas, associações comerciais, tais como a Câmara de Comércio dos EUA e a Associação Nacional dos Manufactureiros, laboratórios de ideias, como o Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais e Brookings Institute.

Audiência a Anthony Blinken

Depois deste encontro, o Presidente João Lourenço vai receber, em audiência, o secretário de Estado Anthony Blinken, o secretário da Defesa, Lloyd Austin, e o coordenador especial do Presidente norte-americano para Parcerias em Infra-Estruturas Globais e Investimento, Amos Hochstein. O programa de actividade do Chefe de Estado, para hoje, prevê, igualmente, audiência ao presidente do Banco Mundial, David Malpass, e uma recepção oferecida pela Câmara dos Representantes no Capitólio. Aqui, o estadista angolano estará acompanhado da Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, e de membros do Executivo. Já no período da noite, o Chefe de Estado será brindado com um jantar de gala, oferecido pela Câmara de Comércio dos EUA.

Promoção da diplomacia económica no Congresso Anual do Eximbank

O ministro das Relações Exteriores, Téte António, considerou, ontem, em Washington, Estados Unidos da América, a participação do estadista angolano, hoje, no Congresso Anual do Eximbank, uma oportunidade para a promoção da política económica do país, bem como para a atracção de mais investidores privados.

O chefe da diplomacia angolana, que fazia o balanço das actividades de ontem e o lançamento das que vão acontecer hoje, referiu que neste congresso participam vários homens de negócios e outras personalidades com forte intervenção na vida económica norte-americana. "O Eximbank é uma instituição de grande relevo”, destacou.

Téte António ressaltou que, tal como ontem, a agenda de hoje do Chefe de Estado também vai ser dedicada à diplomacia económica.

Referiu que o interesse dos norte-americanos em querer investir em Angola se deve ao facto da acção governativa do Presidente João Lourenço estar a ser bem vista pelos empresários americanos. "Significa que a mensagem está a passar junto de vários actores e, também, que a acção governativa do Presidente João Lourenço está a ser vista com bons olhos”, realçou.

Em relação à Cimeira EUA-África, o ministro das Relações Exteriores disse que, anteriormente, os Estados Unidos da América não tinham demonstrado o mesmo interesse que outras nações já o tinham feito em estabelecer uma parceria estratégica com o continente africano. Referiu que o paradigma usado pelos EUA, para se relacionar com o continente, era mais virada para o formato de uma reunião anual com a Comissão da União Africana.

No plano prático, fez saber que esta Cimeira de Washington vai abordar questões relacionadas com a energia, comércio, saúde e muitos outros temas importantes na relação entre EUA e o continente africano. "Será uma Cimeira bastante abrangente”, assegurou.

Téte António salientou que o grande dia de Angola nesta Cimeira acontece amanhã, quarta-feira, com a intervenção do Presidente da República num dos painéis relacionados com a construção de um futuro sustentável, no âmbito das parcerias para financiar infra-estruturas, incluindo a transição energética. Em relação ao último dia da cimeira, marcada para quinta-feira, o chefe da diplomacia angolana disse que será nesta data em que vai acontecer o encontro dos líderes, onde se vai falar da Agenda 2063, da União Africana.

تشاندينهو