Fin Adviser

Todas Notícias > ANGOLA PARTICIPA NOS TRABALHOS SOBRE SEGURANÇA NA ÁFRICA CENTRAL

ANGOLA PARTICIPA NOS TRABALHOS SOBRE SEGURANÇA NA ÁFRICA CENTRAL

  18 Jan 2023

ANGOLA PARTICIPA NOS TRABALHOS SOBRE SEGURANÇA NA ÁFRICA CENTRAL

Uma delegação angolana chefiada pela secretária de Estado para as Relações Exteriores, Esmeralda Mendonça, participou de 12 a 16 de Janeiro, em Brazzaville, na 54ª Reunião do Comité Consultivo Permanente da ONU, encarregue da Segurança na África Central-UNSAC.

O encontro realizou-se sob o tema "Mecanismo de Atendimento aos Refugiados na África Central: Acolhimento, Repatriamento e Mudança de Estatuto" e foi antecedida de reuniões dos Pontos Focais e de Peritos das delegações que compõem a UNSAC.

Durante os trabalhos, os participantes abordaram, entre outros aspectos, questões relacionadas com a revisão da situação geopolítica e de segurança nos Países da África Central, a problemática da segurança marítima no Golfo da Guiné e o papel das mulheres na mediação na África Central, avança uma comunicado de imprensa do Ministério das Relações Exteriores.

A ocasião serviu para a delegação angolana apresentar uma moção, no sentido de manifestar o interesse do país em integrar o Bureau do Comité da UNSAC, na condição de Relator, proposta acolhida com aclamação pelos Estados Membros.

À margem da reunião, Esmeralda Mendonça, manteve, também, um encontro com o enviado Especial do Secretário-geral da ONU para a Região dos Grandes Lagos, Huang Xia, com quem abordou o papel desempenhado de Angola, na pessoa do Presidente João Lourenço, Presidente da República de Angola, nas questões atinentes à paz e segurança em África, com destaque para o conflito que opõe o Rwanda e a RDC.

تشاندينهو