Fin Adviser

Todas Notícias > MINISTRA DE ESTADO DESTACA IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DE QUADROS NO PAÍS

MINISTRA DE ESTADO DESTACA  IMPORTÂNCIA  DA FORMAÇÃO DE QUADROS NO PAÍS

  26 Jan 2023

MINISTRA DE ESTADO DESTACA IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DE QUADROS NO PAÍS

A ministra de Estado para a Área Social destacou, quarta-feira, em Luanda, a importância da formação de quadros para os desafios do desenvolvimento do país.

Dalva Ringote referiu-se ao assunto durante a tomada de posse de Martinho Bangula Katúmua e Nyanga Vianda Tyitapeka, nomeados pelo Presidente da República, nos cargos de coordenador-adjunto da Unidade Técnica de Gestão do Plano Nacional de Formação de Quadros, para a Área Técnica de Programação, Acompanhamento e Avaliação, e para a Área Técnica de Gestão Tecnológica e Informação, respectivamente.

Na cerimônia, realizada na Cidade Alta, a ministra de Estado Dalva Ringote ressaltou a importância da formação de quadros para os desafios do desenvolvimento do país, desejando aos empossados sucessos e maior abnegação possível.

Sublinhou, na ocasião, que os recém-nomeados têm a "responsabilidade de garantir a coordenação e articulação com os sectores responsáveis pela implementação do plano”, destacando a necessidade imperiosa de os empossados assegurar que "os programas neles contidos, tenham a capacidade de dar as respostas necessárias aos desafios da formação”.

A ministra de Estado para Área Social realçou que o país conta com um importante instrumento de gestão, no âmbito do Plano Nacional de Formação de Quadros, actualmente denominado "Angola Capital humano 2022/2035”, tendo esclarecido ser um "documento programático”.

"Este instrumento vai apoiar o desenvolvimento quantitativo e qualificativo do potencial dos angolanos, assegurar a formação qualitativa do potencial angolano e garantir, de tal forma, que venha a contribuir para o crescimento e desenvolvimento do nosso país”, afirmou, para em seguida sublinhar que os programas previstos correspondem às necessidades para que o nosso país atinja o desenvolvimento económico e social.

Dalva Ringote apelou aos novos membros da Unidade Técnica de Gestão do Plano Nacional de Formação de Quadro a trabalhar com os Ministérios da Educação e do Ensino Superior, tendo em vista os propósitos do alcance da satisfação qualitativa e quantitativa do sector.

Os empossados juraram fidelidade à pátria, cooperar na realização dos fins superiores do Estado, defender os princípios fundamentais da ordem estabelecida na Constituição, respeitar e fazer respeitar as leis e realizar com zelo e dedicação as funções para as quais foram confiados. Presenciaram a cerimónia, os titulares dos Ministérios da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, da Educação e do Ensino Superior.

Órgão de apoio especializado

A Unidade Técnica de Gestão do Plano Nacional de Formação de Quadros, criada em despacho do Presidente da República, é um órgão de apoio técnico especializado na análise, programação, gestão e avaliação de projectos de formação e capacitação de quadros.

Foi criada no quadro da estratégia e do Plano Nacional de Formação de Quadros, sendo um órgão especializado destinado a prestar apoio técnico aos departamentos ministeriais, directamente responsáveis pela implementação do referido plano, bem como estruturar e organizar o respectivo sistema de informação e as diferentes bases de dados que o suportam.

O Plano Nacional de Formação de Quadros visa concretizar a Estratégia Nacional de Formação de Quadros, definida pelo Executivo, através de programas de acção que contribuam para a produção de resultados concretos, cuja obtenção exige a preparação e implementação de um número elevado de acções e medidas de natureza complexa, que envolvem diversas entidades e um trabalho técnico de base.

تشاندينهو