Fin Adviser

Todas Notícias > PAÍS SEM CONDIÇÕES FINANCEIRAS PARA DEIXAR DE CONTRAIR DÍVIDAS PÚBLICAS

PAÍS SEM CONDIÇÕES FINANCEIRAS PARA DEIXAR DE CONTRAIR DÍVIDAS PÚBLICAS

  26 Jan 2025

PAÍS SEM CONDIÇÕES FINANCEIRAS PARA DEIXAR DE CONTRAIR DÍVIDAS PÚBLICAS

A ministra das Finanças, Vera Daves, esclareceu, quinta-feira, aos deputados da Assembleia Nacional que o país ainda não tem condições financeiras para deixar de contrair dívidas públicas, porque a capacidade de geração de riqueza ainda é insuficiente para o fazer.

Vera Daves, em resposta às inquietações e contribuições apresentadas pelos deputados sobre discussão, na especialidade, do Orçamento Geral do Estado (OGE) referente ao exercício económico 2023, em que estiveram presentes o procurador geral da república, Hélder Pittra Grós, o juiz Presidente do Tribunal Supremo e membros do Executivo, disse que seria um choque e ao mesmo tempo risco dar-se ao luxo de dizer "já não vamos mais nos endividar”.

A ministra das Finanças referiu que determinadas dívidas a serem pagas no OGE-2023 vêm do passado, mas que, no entanto, serviram para a construção de grandes infra-estruturas que hoje estão a beneficiar a população.

Despertada pelo facto do serviço da dívida pública consumir ainda uma percentagem considerável do OGE-2023, Vera Daves referiu que a mesma não é negligenciável, mas que o Ministério das Finanças está a levar a cabo iniciativas, com vista a ser cada vez mais criterioso na contratação de novos financiamentos, com prazos longos, taxas mais baixas e sem efeitos associados.

Vera Daves partilhou a informação em que o país, mesmo com as melhoria dos indicadores macroeconómicos, há meses em que o desempenho fiscal não consegue cobrir as despesas correntes, como por exemplo ter dinheiro para pagar os salários.

"Mesmo com a melhoria dos indicadores macroeconómicos ainda não é possível acumular em três meses receitas de forma folgada e sem preocupação da tesouraria para fazer face aos compromissos básicos”, afirmou a ministra das Finanças.

Aparentemente, diante de um cenário macroeconómico, com uma previsão de crescimento do Produto Bruto Interno (PIB), na ordem de 3, 3 por cento, frisou Vera Daves, é necessário ter em conta que o crescimento demográfico também está muito próximo do económico.

De acordo com a ministra das Finanças, o país só sentir-se-á mais confortável e folgado, financeiramente, quando a taxa do PIB for, largamente, superior à taxa do crescimento demográfico, "um facto que vai animar os indicadores macroeconómico para todos nós”, realçando que a subida ou reajuste de salários deverá merecer uma análise profunda e transversal de modo a se evitar "sobrecarga” nas despesas do Estado ao ponto de não conseguir pagar os ordenados e deixar dívidas para as gerações vindouras.

Apesar de haver muitas prioridades, frisou a ministra Vera Daves, temos de ser cautelosos e evitar fazer orçamentos deficitários que possam prejudicar toda a população e comprometer a vida das próximas gerações.

Sector Petrolífero

Relativamente à contribuição das receitas petrolíferas e não petrolíferas para o PIB de 2023, uma das inquietações apresentadas pelos deputados, Vera Daves disse que está estimada em 2,98 por cento para o sector Petrolífero e 3,42 por cento para o Não Petrolífero

A ministra das Finanças também esclareceu que a média diária de entrada das receitas petrolíferas não são de 25 milhões de dólares, como se pensava, mas sim está a volta de 15 milhões de dólares, acrescentando que valores que não são diários, mas sim no final do mês, numa média de 400 milhões.

De acordo com a ministra, 400 milhões não são suficientes para fazer face a uma despesa mensal que varia entre 1.5 e 2.5 mil milhões de dólares. Com estes défices quer do sector Petrolífero e Não Petrolífero, continuou, somos obrigados a recorrer a financiamento interno (aos bancos locais).

تشاندينهو