Fin Adviser

Todas Notícias > MÉDICOS NACIONAIS VÃO SER ESPECIALIZADOS EM CUIDADOS PRIMÁRIOS DE SAÚDE NA CPLP

MÉDICOS NACIONAIS VÃO SER ESPECIALIZADOS EM CUIDADOS PRIMÁRIOS DE SAÚDE NA CPLP

  31 Jan 2023

MÉDICOS NACIONAIS VÃO SER ESPECIALIZADOS EM CUIDADOS PRIMÁRIOS DE SAÚDE NA CPLP

A problemática da escassez de especialistas em certas áreas da assistência em saúde vai estar minimizada, nos próximos tempos, com o reforço da cooperação entre o Ministério angolano de tutela (MINSA) e a Comunidade Médica dos Países de Língua Portuguesa (CMCPLP).

A garantia foi dada pela ministra Sílvia Lutucuta, ao destacar, segunda-feira, em Luanda, que os cuidados primários de saúde nas áreas da Medicina Familiar, Cirurgia Geral, Pediatria, Ginecologia-obstetrícia, Anestesia e Ortopedia vão beneficiar dessa cooperação.

Ao falar, no termo da reunião de intercâmbio, realizada com membros da CMPLP, Sílvia Lutucuta referiu que o sector vai dedicar uma atenção redobrada à especialidade médica de alta complexidade, em que se verifica, igualmente, escassez de quadros.

A ministra da Saúde avançou que o Governo já tem trabalhado para sanar essa situação de escassez de especialistas, com o envio paulatino de médicos em países como Brasil e Portugal, a fim de se especializarem em áreas complexas, no sentido de, em curto e médio prazos, regressem ao país e tratar os pacientes de certas especificidades.

A par disso, Sílvia Lutucuta fez referência à pretensão de se estabelecer intercâmbios com Cabo-Verde e Moçambique nas áreas de investigação, uma vez que o MINSA quer, de facto, dar uma atenção peculiar nas especialidades já mencionadas.

Outra área em que se regista, também, carência é a da Neonatologia. Mas, a ministra disse que estão a ser dados passos largos com Portugal e abriram-se caminhos para se explorar mais as facilidades da parte brasileira, através da CMPLP e, ao nível ministerial, continuar a fortalecer o intercâmbio entre os sistemas e serviços nacionais de saúde de cada país-membro.

Sobre a reunião mantida com os membros da CMPLP, Sílvia Lutucuta explicou que se trata de um forte sinal de que "o país está aberto a boas negociações e quer cada vez mais fortalecer o intercâmbio com as comunidades nos mais variados domínios”.

No que toca ao campo da formação médica, que foi o tema essencial do encontro, pode-se dizer que Angola está a dar passos muito importantes na especialização de médicos, enfermeiros, técnicos de diagnósticos e pessoal do regime geral. "Precisamos de suprir as carências e melhorar, também, a qualidade da assistência dos nossos quadros”, sustentou a ministra da Saúde.

Mobilidade na lusofonia

O presidente da CMPLP, Jean Carlos Cavalcante, realçou que o encontro serviu para apresentar as directrizes das políticas da instituição, as especializações médicas e suas dificuldades e a questão da mobilidade entre os médicos nos países lusófonos.

Frisou que a perspectiva da reunião é que, num prazo razoável, se consiga formar especialistas angolanos e não só, principalmente em Portugal e Brasil, para suprir as necessidades que muitos países-membros da CPLP têm enfrentado.

Na visão do presidente da CMPLP, a carência de especialistas é um problema que preocupa, significativamente, as populações de cada um dos países. "Por isso, sentimo-nos obrigados a enviar vários pacientes para fora do país a fim de serem tratados”, disse, para avançar que, forma geral, as áreas que precisam de mais especialistas têm a ver com a cirurgia pediátrica, cardíaca e anestesias.

Por esta razão, Jean Carlos Cavalcante referiu que se começou a estabelecer parcerias com outros países quer sejam no sector público, quer privado, desde que se disponham em receber e ajudar médicos para fazerem especializações.

Sobre quando e o número de médicos angolanos a serem formados, numa primeira fase, o presidente da CMCPLP explicou que, agora, está-se a reactivar o Centro de Especialização Médica de Cabo Verde, para, depois, usar a instituição no modelo nos demais países-membros da CMPLP.

تشاندينهو