Fin Adviser

Todas Notícias > ESTADISTAS ANALISAM SITUAÇÃO NO LESTE DA RDC

ESTADISTAS ANALISAM SITUAÇÃO NO LESTE DA RDC

  07 Feb 2023

ESTADISTAS ANALISAM SITUAÇÃO NO LESTE DA RDC

Os Presidentes da República de Angola, João Lourenço, e da República Democrática do Congo, Félix Tshisekedi, tiveram segunda-feira, em Luanda, um encontro de trabalho, que durou mais de duas horas. O teor da conversa entre os dois estadistas não foi divulgado à imprensa.

O estadista congolês democrático, que se fez acompanhar da Primeira-Dama da RDC, Denise Tshisekedi Nyakéru, foi recebido no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro pelo ministro das Relações Exteriores, Téte António. Em Dezembro do ano passado, o Presidente João Lourenço falou com o homólogo da República Democrática do Congo, Félix Tshisekedi, sobre a implementação das medidas previstas pelo Roteiro de Luanda, concernentes à pacificação do Leste da RDC.

O Presidente Tshisekedi aproveitou a oportunidade para informar sobre os esforços de coordenação no terreno entre o país hóspede (RDC), a Força da Comunidade Económica da África Oriental e o Mecanismo de Verificação, em conformidade com os entendimentos alcançados na recente Mini-Cimeira de Washington.

Ainda segunda-feira, o Presidente da RDC partiu para a África do Sul para participar na Conferência Internacional de Minas, Mining Indaba 2023, que decorre sob o lema "Desbloquear o Futuro da Mineração de África”.

Neste evento, pela primeira vez, para além das companhias diamantíferas, Angola está com empresas mineiras não diamantíferas, nomeadamente, a Shining Star Icarus (exploração de cobre), Ozango Minerais (elementos de terras raras no projecto Longonjo), Geosondas (prestadora de serviços para o sector mineiro), HMGranitos (rochas ornamentais) e Minbos (para rocha fosfatada com o objectivo de produzir fertilizantes granulados de fosfatos em Cabinda).

De acordo com o director nacional dos Recursos Minerais, Paulo Tanganha, "a adopção deste novo formato visa demonstrar a implementação da estratégia da diversificação da produção mineira em Angola”.

Hoje, dia de Angola, será realizado um Fórum de Investimento Mineiro, sob coordenação do ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, durante o qual o país vai mostrar o potencial mineiro, com destaque para os minerais críticos para a transição energética.

Complementarmente, o ministro tem agendado vários encontros com responsáveis de grandes e médias mineradoras. O Presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, fará a abertura do Indaba Mining 2023.

تشاندينهو