Fin Adviser

Todas Notícias > 25 EMPRESA NACIONAIS DO RAMO DA TRANSFORMAÇÃO NA FEIRA INTERNACIONAL DE BARCELONA

25 EMPRESA NACIONAIS  DO RAMO DA TRANSFORMAÇÃO  NA FEIRA INTERNACIONAL DE BARCELONA

  17 Apr 2023

25 EMPRESA NACIONAIS DO RAMO DA TRANSFORMAÇÃO NA FEIRA INTERNACIONAL DE BARCELONA

O ministro da Indústria e Comércio, Victor Fernandes, lidera uma equipa de técnicos, que participa, de 17 a 20, na Feira Internacional "IMEX", em Barcelona, Espanha.

Este evento congrega as principais empresas do sector da indústria e do comércio à escala mundial.

A delegação angolana, que está desde domingo em Espanha, vai aproveitar o certame para reunir com as direcções de grupos empresariais de elevado prestígio do continente europeu, que têm demonstrado interesse em investir em Angola, em função das potencialidades que o país oferece em sectores como a agricultura, recursos minerais, além da localização estratégica em termos geográficos para aceder a outros mercados no continente africano.

Além do ministro Victor Fernandes, integra a comitiva a Espanha o secretário Estado para o Comércio, Amadeu Maurício.

Estão previstos, para terç-feira, encontros com representantes da empresa Mercabar, seguido de uma visita as instalações daquele que é considerado um dos principais "clusters" espanhóis.

A IMEX congrega a nata da indústria e do comércio europeu, tendo, este ano, a presença de 25 empresas angolanas, que se destacam no ramo da transformação de bens de primeira necessidade e de serviços, e que buscam mercado e a criação de parcerias sólidas, além da troca de conhecimentos.

O objectivo destas empresas, conforme aludido em nota, é a prestação de um serviço cada vez mais eficiente ao consumidor final.

A delegação angolana tem ainda na agenda encontros com as chefias da "Mercat de la Bouquería” (mercado do cidadão com 200 bancas, cuja funcionalidade lhe confere a qualidade de um dos mercados mais conhecidos do mundo; uma reunião com a Generalitat de Catalunha de Empresa I Taball, e um encontro com o presidente do Cecot.

Angola, que nos últimos tempos tem fortalecido as relações com o Reino da Espanha, é encarada como um dos países fundamentais para o desenvolvimento da região austral do continente, razão pela qual a Espanha tem se engajado na troca de experiências no ramo da indústria e do comércio.

Esta visão ficou reforçada com as recentes visitas do Presidente João Lourenço à Espanha e do Rei de Espanha a Angola.

Conforme descreve a nota, o ministro da Indústria e Comércio acredita que a presença de empresas angolanas neste evento, que junta as melhores espessas europeias do ramo, resultará na atracção de investimentos importantes para o país, parceria com empresas nacionais, na perspectiva da diversificação da economia e criação de postos milhares de postos de trabalho directos e indirectos.

A autossuficiência alimentar constitui o principal objectivo do pelouro de Victor Fernandes no presente quinquênio, razão pela qual a participação do sector da indústria e comércio em feiras e convénios constitui uma das prioridades, sem perder de vista a importância da promoção de feiras no território nacional.

A exemplo disso, Luanda acolheu, de 29 de Março a 1 de Abril, a 5ª edição de Expo-Industria, evento em que participaram cerca de 234 empresas. O evento é um regresso, três anos depois da suspensão devido à Covid-19.

تشاندينهو