O processo de licenciamento e cadastramento de veículos motorizados e embarcações de pesca artesanal, iniciado em abril, foi prorrogado por mais 15 dias devido à alta demanda registada no último dia.
Essa informação foi fornecida pelo Secretário de Estado para os Transportes, Jorge Bengui, durante uma conferência de imprensa sobre o balanço da primeira fase do processo de licenciamento para profissionais de comunicação social, realizada no Centro de Imprensa Aníbal de Melo (CIAM).
Segundo Jorge Bengui, a nível nacional, foram registadas 679 embarcações, 857 táxis coletivos, 592 veículos de transporte urbano e 21.358 mototáxis, números muito superiores ao esperado.
"Até o momento, nosso objectivo era alcançar números ainda mais elevados, mas com a prorrogação do período de cadastramento, esperamos que esses números continuem aumentando", assegurou o responsável.
Jorge Bengui mencionou que, de acordo com a lei, antes de iniciar um negócio, é necessário cumprir com o processo de legalização do mesmo, daí a realização em massa dos licenciamentos, para permitir que todos exerçam suas actividades de forma legal.
O principal objectivo desse processo é descentralizar os serviços do mesmo, transferindo todas as competências para as administrações municipais, a fim de reduzir o nível de informalidade e permitir que esses empreendedores exerçam suas atividades normalmente, contribuindo para o crescimento económico do país.