Fin Adviser

Todas Notícias > ANGOLA LIDERA PRODUÇÃO DE BANANA EM ÁFRICA NOS ÚLTIMOS OITO ANOS

ANGOLA LIDERA PRODUÇÃO DE BANANA EM ÁFRICA NOS ÚLTIMOS OITO ANOS

  23 May 2023

ANGOLA LIDERA PRODUÇÃO DE BANANA EM ÁFRICA NOS ÚLTIMOS OITO ANOS

Angola é o maior produtor africano de banana e sétimo no mundo, com uma oferta de mais de quatro milhões de toneladas, de acordo com a mais recente tabela do Fundo das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), actualizada no último fim-de-semana.

A produção nacional está desde 2014 nestes índices de referência, mantendo-se, particularmente, há cerca de oito anos, na lista de países declarados auto-suficientes na produção de banana.

Segundo a FAO, referente à produção de 2021, Angola está à frente do Rwanda (3,5 milhões), Tanzânia (2,1 mi-lhões), Kenya (1,9 milhões), Egipto (1,2 milhões), Burundi (1,2 milhões), Camarões (1,1 milhões), Sudão (934 mil) e Etiópia (849 mil).

As províncias do Bengo e Benguela são as referências nacionais. Nestes projectos privados já exportam o fruto para países como Portugal, Zâmbia, Congo Democrático e estudam-se as vias para fazer chegar a fruta aos Estados Unidos, o maior consumidor mundial. Os dados indicam que, em média, aproximadamente 25 por cento da produção mundial total de bananas e frutas tropicais tem origem na América Latina e no Caribe, com um volume de produção anual de aproximadamente 54 milhões de toneladas entre 2016 e 2018 (média de três anos).

A Índia, com mais de 30 milhões de toneladas anuais, continua a ser a maior produtora e exportadora mundial.

تشاندينهو