O jornalista José Bule é, desde terça-feira, o novo director de Conteúdos da Edições Novembro em acumulação com o cargo de director executivo do Jornal de Angola , principal título da Edições Novembro E.P., em substituição de Altino Matos.
José Bule tomou posse, nesta terça-feira, numa cerimónia realizada nas instalações da Edições Novembro, dirigida pelo presidente do Conselho de Administração, Drumond Jaime.
Drummond Jaime disse que "nós traçámos metas dos vários sectores da Edições Novembro e algumas não foram executadas dentro do prazo. Naturalmente, tivemos que efectuar algumas mudanças, de modo a dar mais dinâmica aos sectores em causa”.
Sobre a Área de Conteúdos, o gestor afirmou que espera por um trabalho conjunto e coeso para resgatar o grau de organização e dinâmica que a empresa já tinha alcançado.
O director executivo do Jornal de Angola, José Bule, garantiu trabalhar para melhorar, tendo revelado os dois eixos que vai privilegiar, nomeadamente, "mais entrevistas e boas reportagens, segundo as orientações do Conselho de Administração”.
"Vamos centrar-nos nos dois principais géneros, nomeadamente em entrevistas e reportagens, para irmos atrás dos problemas do momento, no sentido de encontrar as respostas para o grande público leitor, de modo a melhorarmos, também, as vendas, porque nós produzimos bons conteúdos”, disse José Bule.
Outras nomeações
A Direcção Provincial da Edições Novembro, na província do Uíge, tem, igualmente, um novo responsável, António Capitão, que substitui no cargo Silvino Fortunato.
A par desses respon-sáveis, ontem, tomaram, igualmente, posse Alberto Pegado, no cargo de director de Intercâmbio, e Honorato Carlos Silva, director do Jornal dos Desportos.
Luís do Rosário Cid Baptista foi empossado no cargo de director de Acompanhamento às Províncias, Distribuição e Gestão dos Centros Gráficos, Paulo Mendes de Carvalho, Editor do Copy Desk, Pedro Narciso da Cunha Manuel, Editor da Página de Economia, Mário Dias Paulo, consultor do PCA para a Área do Património, Salvador Escórcio da Silva, consultor do PCA para a Área de Arte e Paginação, Edilvado Soares Francisco dos Santos, chefe do Departamento de Gestão da Frota Automóvel, Bruno Ricardo Campos Pimentel, chefe do Departamento dos Serviços e Armazéns, Martinho António Bernardo, chefe do Departamento de Electricidade e Electrónica, Nelson Mandela Pascoal, chefe do Departamento de Assessoria Jurídica e Contencioso, António José, chefe do Departamento de Manutenção, Gerson Jeremias da Silva Cumbi, chefe de sector de Manutenção, e Roque René Bonifácio e Silva, para o cargo de subeditor.
Recomendações do PCA
Drumond Jaime defendeu a contínua coordenação e preparação prévia dos conteúdos, por via de reuniões de pauta, em que são sempre indispensáveis a participação de todos para a busca dos melhores resultados. "As reuniões de pauta são fundamentais para traçar as linhas e estratégias diárias, semanais, quinzenais e mensais dos títulos”.
O presidente do Conselho de Administração pediu às direcções provinciais a trabalhar mais sobre reportagens, para dar a conhecer a realidade do país, com as construções e reconstrução de algumas grandes infra-estruturas.
O PCA frisou que, não obstante as orientações baixadas, as reportagens, entrevistas e outras matérias de interesse público não reflectem, ainda, em termos significativos, o que acontece em todo o país.
"Para o Jornal dos Desportos, espero que seja um título mais abrangente, que reflicta a sua natureza especializada e que consiga harmonizar a equipa. Para o Online, ele vai contar com uma área de Multimédia para dinamizar o sector”, explicou Drumond Jaime.
O PCA assegurou que, dentro em breve, será realizado o registo dos vários edifícios que compõem a instituição, um processo que deverá envolver a localização, registo e legalização do património existente.
Para a área de Intercâmbio, o responsável garantiu, para breve, a assinatura de mais acordos com várias instituições e pediu mais diálogo entre as diferentes áreas, com destaque para a Área dos Transportes.
Jornal dos Desportos
Por seu turno, o novo director do Jornal dos Desportos, Honorato Silva, agradeceu a confiança do Conselho de Administração e dos colegas dos vários títulos da empresa. "Embora tenha mais tempo de Jornalismo no Jornal de Angola, a minha grande academia é o Jornal dos Desportos. Aqui curvo-me à memória de António Ferreira "Aleluia”, o grande mentor do projecto”, fez saber.
Com esperança no êxito da missão, apoiado num trabalho de equipa, sublinhou que chegou o momento de retribuir o muito que recebeu da empresa, em termos de formação, para que o título especializado possa recuperar a sua pujança neste segmento da comunicação social.