Um acordo de assistência técnica para a “correcta operacionalização” do Novo Aeroporto Internacional de Luanda foi assinado, nesta quarta-feira, em Seul, na Coreia do Sul.
O acordo foi rubricado pelo ministro dos Transportes, Ricardo Viegas D’Abreu, e pelo secretário-geral da Organização da Aviação Internacional (ICAO), Juan Carlos Salazar.
O memorando inclui a monitorização e a supervisão do processo ORAT do novo aeroporto, "do seu processo de certificação, e da transferência da gestão da operação para o concessionário que venha a ser seleccionado por concurso público".
A execução deste acordo inicia-se já em Agosto próximo, e tem a duração de dois anos, lê-se numa publicação do Ministério dos Transportes, na sua página do Facebook.
O anúncio foi feito pelo ministro de Estado para a Coordenação Económica. Manuel Nunes Júnior fez saber que o preço de mercado da gasolina é de 533 kwanzas, mas que a sua actualização será faseada, como forma de libertar os recursos gastos hoje para outros sectores da economia.
A actualização de preço não abrange os taxistas, moto-taxistas, transportes públicos (comboios e autocarros), nem a produção industrial e agrícola.