Fin Adviser

Todas Notícias > PRESIDENTE JOÃO LOURENÇO CONSIDERA DINÂMICAS AS RELAÇÕES COM PORTUGAL

PRESIDENTE JOÃO LOURENÇO CONSIDERA DINÂMICAS AS RELAÇÕES COM PORTUGAL

  11 Jun 2023

PRESIDENTE JOÃO LOURENÇO CONSIDERA DINÂMICAS AS RELAÇÕES COM PORTUGAL

O Presidente da República, João Lourenço, considerou dinâmicas as relações entre Angola e Portugal, numa mensagem por ocasião do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, assinalado neste sábado.

Na missiva dirigida ao homólogo Marcelo Rebelo de Sousa, o Presidente angolano refere que o dinamismo nas relações com Portugal se exprime por via do intercâmbio em vários sectores.

Entre os sectores, João Lourenço destacou o institucional, empresarial, académico, científico e cultural, por via dos quais angolanos e portugueses aprofundam os laços de amizade e de cooperação.

Tenho a certeza, prossegue o Presidente angolano, de que os contactos ao mais alto nível ajudarão a criar as bases que impulsionarão o desenvolvimento e o progresso das duas nações.

Em nome do Executivo angolano e no seu próprio, o Presidente da República felicitou o povo e o Governo português, pela celebração da data, bem como desejou saúde, bem-estar e sucessos para a Nação Portuguesa

. As relações entre Angola e Portugal ficaram mais reforçadas com a visita oficial a Angola, na semana passada, do Primeiro-Ministro português, António Costa.

Na ocasião, foram assinados 13 acordos de cooperação em diversos domínios, além do anúncio, pelo chefe do Governo luso, da ampliação da linha de crédito para o país de 1,5 milhões para dois mil milhões de euros.

Nas conversações oficiais com a delegação portuguesa, encabeçada pelo Primeiro-Ministro, António Costa, o Presidente da República, João Lourenço, considerou a cooperação com Portugal profícua, ao destacar a assinatura dos 13 instrumentos jurídicos que vão dar maior suporte ao intercâmbio entre os dois países.

O Chefe de Estado assegurou, igualmente, que o Governo angolano tem procurado superar os constrangimentos resultantes da dívida com as empresas portuguesas, reiterando que se trata de um assunto merecedor de toda a atenção e que será resolvido cabalmente, tão cedo quanto possível, para tranquilizar portugueses que apostam no mercado nacional.

Em resposta, o Primeiro-Ministro português prometeu continuar a apoiar Angola nos esforços de diversificação da economia e reforma do Estado, no quadro do novo Programa Estratégico de Cooperação 2023-2027, rubricado pelas autoridades dos dois Estados.

António Costa saudou a "abordagem construtiva” do Governo angolano com vista ao pagamento da dívida às empresas portuguesas, salientando que desde 2018 os dois países deram "passos importantes”, para que as mesmas continuem a contribuir para o crescimento sustentável da economia angolana.

A cooperação em números

Em Angola existe uma forte presença de empresas portuguesas a operar nos sectores da construção e da banca

Portugal é, igualmente, um importante exportador de produtos alimentares e bebidas para Angola.

Quanto a Angola, é o principal investidor africano em Portugal com actividades que vão desde a energia, telecomunicações e banca. Existem cerca de nove mil empresas portuguesas a exportar para Angola, não obstante as trocas comerciais entre os dois países, nos últimos anos, terem decaído significativamente, face à pandemia da Covid-19.

Nos últimos três anos, as exportações de bens de Angola para Portugal representaram um total de 1. 222 .188. 726 milhões de dólares e 4 581 426 021 milhões de dólares em importações, segundo dados do Ministério das Relações Exteriores.

A cifra corresponde a um saldo negativo da balança comercial de cerca de 3 359 237 296 milhões de dólares.

تشاندينهو