Fin Adviser

Todas Notícias > TELECOM MELHORA CONECTIVIDADE ENTRE ANGOLA E PAÍSES DO COMESA

TELECOM MELHORA CONECTIVIDADE ENTRE ANGOLA E PAÍSES DO COMESA

  14 Jun 2023

TELECOM MELHORA CONECTIVIDADE ENTRE ANGOLA E PAÍSES DO COMESA

A Angola Telecom, maior operadora nacional da rede fixa, e a Liquid Dataport, subsidiária do grupo tecnológico pan-africano Liquid Intelligent Technologies, estabeleceram uma nova rota de fibra terrestre que, partindo de Luanda, passa pela República Democrática do Congo (RDC), Zimbabwe e Zâmbia, para chegar a Joanesburgo, na África do Sul.

A rota, uma adição significativa à rede existente de 110 mil quilómetros da Liquid, também oferece conectividade contínua de alta velocidade, a custos acessíveis, noutros países do Mercado Comum da África Oriental e Austral (Comesa), segundo a publicação "African Business”, que nesta terça-feira anunciou a operação.

"Fizemos investimentos significativos no nosso sector das Telecomunicações nos últimos 25 anos, o que inclui conectividade terrestre, submarina e até via satélite. Entendemos o papel crucial desempenhado pelas parcerias público-privadas e é por isso que temos novas leis que apoiam e oferecem incentivos atraentes para 'players' internacionais como a Liquid Dataport, que ajudam a direccionar nosso foco nacional para a modernização impulsionada pela tecnologia da informação de Angola”, afirma, citado pela publicação, o ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Oliveira.

Embora a rota atenda à alta procura de clientes grossistas, a da Liquid Dataport com a Angola Telecom foi estabelecida para fornecer a pequenas e médias empresas acesso à conectividade de alta velocidade e, até, conectividade directa a "data centers” em Joanesburgo.

"Existe um esforço consciente para tornar a Internet mais popular, pois, actualmente, a penetração da Internet em Angola é de apenas cinco milhões de pessoas”, afirma, citado pela foNte, o presidente do Conselho de Administração da Angola Telecom, Adilson dos Santos, lembrando que a companhia angolana e a Liquid Dataport têm trabalhado para uma mesma meta nos últimos dois anos.

"Através do nosso Plano Nacional de Telecomunicações Rurais, queremos garantir que a conectividade esteja disponível para os cidadãos nas partes mais remotas do país. Estamos entusiasmados em ver os frutos dessa parceria levarem a uma maior contribuição do sector de tecnologia de informação e comunicação para o Produto Interno Bruto” (PIB) angolano.

O investimento da Liquid Dataport na rota alinha-se à meta de estabelecer uma extensa rede de rotas de fibra em toda a África, enquanto a empresa trabalha para obter uma "África conectada” a alimentar a inovação, impulsionar o crescimento económico e promover o desenvolvimento sócio-económico, declarou o presidente executivo da Liquid Dataport, David Eurin.

"O nosso investimento contínuo no nosso ‘One Africa Digital Network’ fornece aos clientes acesso aos principais centros de dados na África do Sul, Quénia, Nigéria e, agora, em Angola, garantindo que os dados africanos nunca tenham de sair de nossas costas. A nossa dedicação inabalável para expandir os horizontes da conectividade em África vão capacitar as empresas para desbloquear oportunidades de crescimento sem precedentes, colaborar à escala global e aproveitar o imenso potencial das tecnologias digitais”, concluiu.

تشاندينهو