Angola imunizou em 2022, cerca de 2,5 milhões de crianças menores de cinco anos com vacinas da Pólio, Sarampo e a administração da Vitamina A, o que corresponde a 90 por cento de cobertura.
A informação foi avançada, esta terça-feira, em Madrid, Reino de Espanha, pela ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, durante a participação no encontro de avaliação de médio termo da Conferência Global da Gavi sobre o impacto das vacinas no mundo, que se subordinou ao lema "Construir a África de amanhã: Saúde, Prosperidade e Igualdade de Oportunidades".
A ministra da Saúde fez saber que, no quadro destas acções, o país conseguiu proteger, também, cerca de 600 mil cidadãos contra a pandemia da Covid-19.
Sílvia Lutucuta deu a conhecer que o alcance deste desiderato, enquadrado no programa "Zero Dose", resultou da combinação feita entre as plataformas digitais Iota e Rediv, que permitiram a implementação, "bem sucedida”, da campanha nacional de vacinação contra aquelas doenças, que contou com a integração da vacinação da Covid-19.