Os Chefes de Governo João Lourenço e Pedro Sánchez mantiveram, nesta quinta-feira, no Palácio de la Moncloa, em Madrid, Reino de Espanha, um encontro de trabalho por via do qual passaram em revista o estado da cooperação entre os dois países.
No final do encontro, a porta fechada, não houve declarações à imprensa. O Presidente da República encontra-se no Reino de Espanha a convite da Gavi para participar na conferência Global sobre vacinas cujo encerramento acontece nesta quinta-feira. Angola e o Reino de Espanha reforçaram em Fevereiro do ano em curso, em Luanda, o estado da cooperação com a assinatura três novos memorandos de entendimento.
Os instrumentos jurídicos, assinados no quadro da visita do Rei Filipe VI a Angola, incidem sobre os domínios dos Desportos, da cooperação entre a Academia Diplomática "Venâncio de Moura”, do Ministério das Relações Exteriores, e da Escola Diplomática do Ministério de Assuntos Exteriores, da União Europeia e Cooperação do Reino de Espanha, do Ministério da Indústria e Comércio de Angola, e entre o Ministério da Indústria, Comércio e Turismo do Reino de Espanha, no âmbito da Indústria.
Aquando da visita oficial do Presidente do Governo de Espanha, Pedro Sánchez, a Luanda, em Abril de 2021, os dois países chegaram a assinar, também, vários instrumentos jurídicos no quadro do reforço da cooperação. Os referidos acordos foram nos domínios dos transportes aéreo, agricultura, pesca e política industrial.
A cooperação entre os dois países tem ganhado força no sector empresarial, com a presença de empresas espanholas em Angola, facto que levou os dois países a traçarem um novo quadro de prioridades estratégicas e dinamizar a relação de cooperação bilateral para atingir níveis cada vez mais vantajosos. Balança comercial.
As importações de Angola a Espanha atingiram, em 2020, um total de 127.618.515,25 dólares, ao passo que, em 2021, foram 120.765.719,48 dólares e, em 2022, 211.284.522,42 dólares.
Em relação às exportações, em 2020, foi um montante e 417.115.914,98 dólares, em 2021, 444.456.907,91 e, em 2022, 2.386.309.430,43 dólares. A balança comercial entre Angola e o Reino de Espanha registou, de 2020 a 2022, um quadro super avitário para Angola, em que os principais produtos importados foram máquinas, aparelhos e instrumentos mecânicos, veículos automóveis, tractores e outros veículos terrestres, além de materiais eléctricos.
Já entre os produtos mais exportados, constam combustíveis, minerais, óleos minerais e produtos da sua destilação, matérias betuminosas, ceras minerais, peixes e crustáceos, moluscos e outros invertebrados aquáticos, sal, enxofre, terras e pedras, gesso, cal e cimento, máquinas, aparelhos e instrumentos mecânicos, bem como café, chá e especiarias. Angola e o Reino de Espanha estabeleceram relações diplomáticas a 19 de Outubro de 1977, sendo que as bilaterais, entre os dois países, têm como base o Acordo Geral de Cooperação, assinado a 20 de Maio de 1987.