Angola e a Sérvia reforçaram, neste domingo, a cooperação de várias décadas, durante um encontro, em Belgrado, entre o Primeiro Vice-Primeiro-Ministro e ministro dos Negócios Estrangeiros, Ivica Dacic, e o secretário de Estado para a Cooperação Internacional, Domingos Vieira Lopes.
As duas entidades manifestaram interesse em fortalecer ainda mais a cooperação económica, bem como áreas específicas como Agricultura, Saúde, Defesa, Tecnologia da Informação e Educação.
Dacic entregou, na ocasião, um protocolo sobre a sucessão de cinco acordos bilaterais celebrados entre a Sérvia, ex-República Socialista Federativa da Jugoslávia, e Angola, tendo apontado a cooperação de "várias décadas recebe, assim, mais uma confirmação e um impulso”.
O diplomata sérvio sublinhou que as relações bilaterais com Angola são "extremamente boas” e baseiam-se no respeito e apreço mútuos, realçando que existe a vontade de as desenvolver ainda mais com trocas de visitas ao mais alto nível.
Ivica Dacic voltou a agradecer a posição da República de Angola em não reconhecer a independência unilateralmente declarada do chamado Kosovo, confirmando, assim, a adesão aos princípios básicos do Direito Internacional.
Por sua vez, Domingos Vieira Lopes manifestou-se satisfeito pela oportunidade de visitar Belgrado, considerado o "berço” do Movimento dos Países Não-Alinhados. Sublinhou que Angola e a Sérvia estão ligadas por uma amizade tradicional, baseada nos princípios da união, compreensão e apoio mútuos, mas também na cooperação e solidariedade.
O secretário de Estado para a Cooperação Internacional chefia a delegação angolana que se encontra em Belgrado para consultas políticas bilaterais entre os dois ministérios, segundo o sítio na Internet do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Sérvia.