Fin Adviser

Todas Notícias > ANGOLA PARTICIPA NO FÓRUM DO CLUBE DE PARIS

ANGOLA PARTICIPA NO FÓRUM DO CLUBE DE PARIS

  22 Jun 2023

ANGOLA PARTICIPA NO FÓRUM DO CLUBE DE PARIS

Angola participa, desde quarta-feira, no Fórum do Clube de Paris e Cimeira sobre o Novo Pacto Financeiro Global, com uma delegação interministerial, chefiada pela ministra das Finanças, que se encontra de propósito na capital de França a fim de participar em dois eventos de alto-nível ligados ao sistema financeiro internacional.

Vera Daves de Sousa participou, ontem, na sede do Clube de Paris, num fórum sobre alta finança, tendo feito uma intervenção na mesa-redonda de encerramento onde será abordada "A evolução do panorama da dívida soberana nos últimos 10 anos: os pontos de vista das testemunhas seniores”.

Fizeram parte do painel o presidente do Banco Africano de Desenvolvimento, Akinwumi Adesina, a secretária-geral da CNUCD (Conferência das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento), Rebeca Grynspan, o vice-presidente do Citi-Group, Jay Collins, e o consultor sénior, Brad Setser.

Para hoje e amanhã, a ministra das Finanças, em representação do Presidente da República, João Lourenço, participa na Cúpula Presidencial Francesa sobre o Novo Pacto Financeiro Global, cujas discussões irão concentrar-se em questões relacionadas às dívidas soberanas, como ponto de partida para discussões mais amplas sobre os desafios do financiamento global. O evento vai contar com a presença de alguns Chefes de Estado, ministros, representantes de credores e mutuários oficiais, instituições multilaterais, sector privado, assim como académicos e líderes de Organizações Não Governamentais. Integram a delegação angolana a ministra das Pescas e Recursos Marinhos, Carmen dos Santos, os secretários de Estado do Planeamento e da Agricultura, Milton Reis e João Cunha respectivamente, bem como os directores da Unidade de Gestão da Dívida Pública e o director do Gabinete de Estudos e Relações Internacionais, Dorivaldo Teixeira e Patrício Neto.

No quadro da conferência, a delegação angolana vai participar em diversos fóruns de discussão técnica e manter encontros bilaterais com diversas entidades, com destaque para o sub-secretário para as Relações Internacionais do Departamento do Tesouro dos Estados Unidos da América, Jay Shambaugh, com o vice-presidente do Banco Mundial, Pablo Saavedra, e com o director para o Desenvolvimento do Departamento do Tesouro francês, William Roos.

A anfitriã França apresenta à Cúpula um novo pacto financeiro global como um laboratório de ideias, como a de um imposto sobre o comércio marítimo, a ampliação da capacidade de empréstimo do Fundo Monetário Internacional (FMI) e de bancos regionais de desenvolvimento, o alívio da dívida dos países mais vulneráveis e uma melhor mobilização do sector privado. Recorde-se que nos últimos dez anos, a conferência do Clube de Paris estabeleceu-se como uma plataforma chave para profissionais e especialistas discutirem questões de dívida soberana e a sua sustentabilidade. O Clube de Paris é o fórum internacional para a reestruturação da dívida bilateral oficial ao longo de 60 anos de existência, concluiu mais de 470 reestruturações de dívidas com uma centena de países devedores, em estreita cooperação com o FMI e o Banco Mundial.

Até ao fecho da edição, não haviam dados da intervenção da governante angolana.

تشاندينهو