A Universidade Internacional do Cuanza (UNIC), localizada na cidade do Cuito, província do Bié, venceu, terça-feira, o Prémio Universidade do Ano, no Reino de Espanha, decidido por um júri constituído por personalidades de comprovada trajectória e reputação profissional no domínio da cultura, línguas e literatura.
O acto que decorreu numa cerimónia pública, na Casa América, em Madrid, foi prestigiado pelo embaixador de Angola no Reino de Espanha, Alfredo Dombe, e altas figuras do Governo espanhol, segundo uma nota de imprensa.
Os prémios são organizados para reconhecer, distinguir, celebrar e homenagear pessoas, grupos, entidades, instituições, que tenham sido significativos pelos seus méritos na promoção, apoio, pesquisa, desenvolvimento da língua espanhola ou de outras línguas em contacto com o espanhol, em qualquer uma das suas áreas territoriais.
Trata-se do segundo grande reconhecimento do trabalho da UNIC, nos últimos meses, depois do Rei e da Rainha de Espanha terem assistido a uma apresentação da Universidade e a uma exposição da obra cultural, em Luanda, durante a recente visita de Estado a Angola.
A Universidade Internacional do Cuanza, na província do Bié, conta com uma forte e profícua parceria com a Universidade Europeia do Atlântico, uma instituição de ensino superior que mantém um nível de qualidade e exigência dos padrões europeus.
Nos seis edifícios do campus universitário lecciona os cursos de graduação e pós-graduação em ciências sociais, humanas e ciências da educação, bem como várias especialidades de engenharia.