A província de Luanda registou quatro casos de gripe A - H1N1, anunciou, nesta quinta-feira a Ministra da Saúde, Silvia Lutucuta, no Centro de Imprensa Aníbal de Melo (CIAM).
Silvia Lutukuta informou que o governo já está a trabalhar no plano de contingência e emergência para prevenção e fortalecimento da vigilância epidemiológica e laboratorial.
A ministra frisou que o sistema de vigilância epidemiológica observou um aumento nos casos de gripe sazonal desde abril passado, sendo também registado casos de gripe relacionados a resfriados.
Temos quatro casos de gripe A, dois em homens e dois em mulheres, todos registados em Luanda. Não houve óbitos e não foram registados novos casos de contacto. Estamos ampliando a investigação epidemiológica e laboratorial, afirmou a ministra.
A dirigente mencionou que a Gripe A H1N1 é uma doença altamente contagiosa, com potencial epidêmico, transmitida de pessoa para pessoa por meio de gotículas. Febre alta, dor de cabeça, dores musculares, tosse, dor de garganta e falência de vários órgãos são alguns dos sintomas.
A ministra fez um apelo à população para manter a calma e recomendou medidas de prevenção para casos suspeitos, como o uso de máscara de proteção, principalmente em locais fechados, lavagem das mãos, uso de álcool em gel e não partilhar utensílios pessoais.