Fin Adviser

Todas Notícias > INVESTIDOR AMERICANO PROJECTA CONSTRUÇÃO DE ZONA ECONÓMICA DE MALANGE

INVESTIDOR AMERICANO PROJECTA CONSTRUÇÃO DE ZONA ECONÓMICA DE MALANGE

  14 Jul 2023

INVESTIDOR AMERICANO PROJECTA CONSTRUÇÃO DE ZONA ECONÓMICA DE MALANGE

A província de Malanje pode contar, nos próximos tempos, com uma cidade económica na regedoria do Cassembele- Quéssua, que fica a 12 quilómetros da cidade de Malanje, resultante de uma iniciativa privada, cujo projecto está avaliado em mais de 5 mil milhões de dólares.

A Cidade Económica de Malanje (ZEC), a ser erguida numa área de aproximadamente 19. 700 hectares, surge no âmbito do Projecto "Restauro Integrado da Regedoria Cassembele- Quéssua”, e conta com o financiamento da empresa norte-americana " AEON, Developement Corporation”, em parceria com a Cooperativa Hembe.

O responsável da cooperativa Hembe e promotor do projecto, João Silva, disse ter assinado com a empresa executora, a AEON, em Junho do ano passado, um contrato para a construção da zona económica de Malanje, que contempla, numa primeira fase seis mil habitações sociais e económicas de alta e baixa renda, para beneficiar comunidades desfavorecidas de mais de 12 bairros da Regedoria de Cassembele-Quéssua.

A futura Zona Económica de Malanje contempla acções nas vertentes económica e social, desportiva, cultural e recreativa, devendo ser executada de forma faseada na óptica do investidor norte-americano.

Os investidores devem marcar presença nas terras da Palanca Negra a partir de Agosto para os primeiros passos, numa altura em que o responsável da Cooperativa "Hembe e Gerações” manteve já um encontro formal com o arquitecto das obras de tão almejada cidade económica de Malanje, recentemente, para proceder ao levantamento dos bairros a serem requalificados

A iniciativa contempla ainda a construção de edifícios com quatro andares e passa a dispor dos principais serviços sociais básicos para as populações da região, com realce para energia eléctrica e água potável, saneamento básico, espaços verdes, arruamentos, escolas, postos de saúde, centro de acolhimento de idosos e um Instituto Médio Agrário,. assim como infra-estruturas desportivas, culturais, entre outros equipamentos sociais.

Combate às assimetrias

O Projecto Restauro Integrado de Urbanização da Regedoria de Cassembele – Quéssua, passa a ter um carácter aberto e inclusivo e visa fundamentalmente combater as assimetrias regionais, segundo o seu promotor, João Silva.

Acrescentou que na empreitada está projectada igualmente a construção de uma Zona Especial Financeira (ZEF), onde vão estar instaladas diversas agências bancárias e vai conferir maior dignidade às populações da província de Malanje, em particular do Sector do Quéssua, de forma a tirar-lhes também da linha da pobreza. Este será um projecto de grande impacto social, disse.

تشاندينهو