Fin Adviser

Todas Notícias > NAMÍBIA E RDC EXPORTAM FARINHA DE TRIGO PRODUZIDA NA CAÁLA

NAMÍBIA E RDC EXPORTAM  FARINHA DE TRIGO  PRODUZIDA NA CAÁLA

  23 Apr 2024

NAMÍBIA E RDC EXPORTAM FARINHA DE TRIGO PRODUZIDA NA CAÁLA

A fábrica de processamento de farinha de trigo, no município da Caála, província do Huambo, está, neste momento, a exportar farinha de trigo de produção nacional para os mercados da Namíbia e República Democrática do Congo (RDC).

Esta informação foi partilhada pelo director-geral da unidade fabril.

Felisberto Capamba fez saber que o objectivo da empresa visa incentivar a produção de trigo na região Centro-Sul do país, a fim de reduzir os níveis de importação de farinha.

A fábrica é pertença da Indústria de Alimentos, Turismos e Comércio (IALTURC) e está instalada no Pólo Industrial da Caála, província do Huambo, com capacidade para a produção de 250 toneladas por dia.

Segundo deu a conhecer Felisberto Capamba, o empreendimento produz farinha de trigo de qualidade e em quantidades aceitáveis. Está a permitir estimular o aumento da produção de cereais em Angola e a contribuir, desta forma, para a diversificação da economia.

O gestor industrial ressaltou que a fábrica de processamento de farinha de trigo, desde a sua implementação em 2014, criou já um total de 100 postos de trabalho. Além de produzir farinha, está, igualmente, apostada na transformação de outros cereais, sobretudo da farinha de milho "fuba”.

Foram investidos no projecto quatro milhões de dólares, dos oito previstos até à conclusão da fábrica.

Trata-se de um financiamento do Banco de Desenvolvimento Angolano (BDA), com foco no relançamento da transformação dos produtos agrícolas produzidos no município da Caála e não só.

Para o economista Júlio Chimbilundo, o investimento de iniciativa privada representa evolução, principalmente no campo comercial, porque, a partir deste mo -mento, os empresários e pequenos comerciantes do Huambo, envolvidos no ramo do comércio e não só, já não têm a necessidade de se deslocar a Luanda, Cuanza-Sul ou Benguela à procura de farinha de trigo.

Lembra que, antigamente, a Região do Planalto Central já se dedicava ao cultivo de trigo, por possuir condições climatéricas favoráveis para este tipo de cultura.

تشاندينهو