Fin Adviser

Todas Notícias > PRESIDENTE JOÃO LOURENÇO RECEBE HOMENS DE NEGÓCIOS DOS ESTADOS UNIDOS

PRESIDENTE  JOÃO LOURENÇO RECEBE HOMENS  DE NEGÓCIOS DOS ESTADOS UNIDOS

  07 May 2024

PRESIDENTE JOÃO LOURENÇO RECEBE HOMENS DE NEGÓCIOS DOS ESTADOS UNIDOS

A empresa norte-americana de aviação Boeing manifestou, neste segunda-feira, em Dallas, Texas, Estados Unidos da América, interesse em estabelecer uma parceria com Angola, no quadro do fortalecimento do sector de Aviação Comercial do país.

A vontade foi expressa pelo presidente da Boeing para a América Latina e Caraíbas e presidente dos Assuntos Globais daquela multinacional, Landon Loomis, no final de uma audiência com o Presidente da República, João Lourenço, que se encontra neste estado norte-americano para participar na 16ª Cimeira Empresarial EUA-África.

"Queremos ser um parceiro fundamental nesse crescimento”, destacou Loomis, reforçando que essa parceria passará pela capacitação, manutenção e tudo que tem a ver com o apoio do ecossistema de aviação nacional, de modo a torná-lo cada vez mais forte.

Loomis disse que a Boeing está, igualmente, interessada em ajudar o país a diversificar a sua economia.

"Vemos o grande potencial de Angola em aumentar e fazer crescer essa parte da economia, cuja possibilidade e potencial é muito grande”, realçou.

A Boeing está entre as maiores fabricantes mundiais de aeronaves do mercado aeroespacial do mundo, perdendo apenas para a europeia Airbus, a sua maior concorrente.

Fundada em 1916, por William Boeing, em Seattle, no estado de Washington, a empresa expandiu-se ao longo dos anos e fundiu-se com a McDonnell Douglas em 1997.

Ainda ontem, o Chefe de Estado recebeu, também, o presidente da empresa diamantífera Lazare Kaplan International, Leon Tempelsman, com quem abordou assuntos relacionados com as indústrias petrolíferas e diamantíferas, assim como algumas questões ligadas ao relacionamento político "saudável” entre os Estados Unidos e Angola.

"Discutimos isso directamente e estamos ansiosos para investir em Angola, pois temos uma longa presença no país e gostaríamos muito de continuar e expandir, pois Angola é um lugar maravilhoso para fazer negócios”, ressaltou o empresário, reforçando que a ideia passa por expandir as oportunidades de negócios em Angola para empresas dos EUA.

Outra entidade também recebida, ontem, pelo estadista angolano, foi o vice-presidente de Comunicações e Sustentabilidade de Operações em África da Coca-Cola, Karyn Harrington.

Ao prestar declarações à imprensa, no final da audiência, o director executivo da Câmara Americana de Comércio em Angola, Neil David Breslin Jr, disse que o encontro serviu para falar da necessidade do aumento da produção de açúcar no país para as necessidades da Coca-Cola.

"Porque hoje, em termos de necessidades locais, não há açúcar suficiente para a compra, o que leva a se comprar fora. A Coca-Cola sempre prefere comprar localmente”, aclarou Neil David Breslin Jr, que falou em nome de Karyn Harrington.

O Presidente da República recebeu, ainda, o director-geral da Brilliant USA –L.L.C, Robert Cabelly, o directora da Global para África da Space X, Lauren Drayer, e Hamilton Costa, conselheiro sénior da Amer-Com Corporation, subsidiária da Bershire Hathaway Company, sediada na Flórida e que estará presente, também, na Cimeira de Dallas. O objectivo deste encontro foi o de avaliar a possibilidade de uma parceria com o Governo no projecto Planagrão.

Na sequência das audiências, o Chefe de Estado recebeu a presidente do Eximbank Export Crédito Agency USA, Rita Lewis, e a directora do Millenium Challenge Corporation, Alice Albrigth.

تشاندينهو