Fin Adviser

Todas Notícias > COMISSÃO ORGANIZADORA DOS 50 ANOS DA INDEPENDÊNCIA NACIONAL ANUNCIA OS VENCEDORES DO CONCURSO PÚBLICO PARA A CRIAÇÃO DA LOGOMARCA E CANÇÃO

COMISSÃO ORGANIZADORA DOS 50 ANOS DA INDEPENDÊNCIA NACIONAL ANUNCIA OS VENCEDORES DO CONCURSO PÚBLICO PARA A CRIAÇÃO DA LOGOMARCA E CANÇÃO

  19 Jul 2024

COMISSÃO ORGANIZADORA DOS 50 ANOS DA INDEPENDÊNCIA NACIONAL ANUNCIA OS VENCEDORES DO CONCURSO PÚBLICO PARA A CRIAÇÃO DA LOGOMARCA E CANÇÃO

A Comissão Interministerial para a Organização das Acções Comemorativas alusivas ao quinquagésimo aniversário da Independência Nacional anunciou, nesta sexta-feira, os vencedores do concurso público para a criação da logomarca e da canção oficiais que vão conduzir às festividades da efeméride em 2025.

O anúncio foi feito pela secretária de Estado para a Administração do Território e coordenadora do grupo técnico do Projecto, Teresa Quivienguele, durante a conferência de imprensa realizada no Centro de Imprensa Aníbal de Melo (CIAM).

Teresa Quivienguele elogiou os vencedores que atenderam positivamente aos requisitos propostos. A logomarca vencedora incorporou o número 50, em referência ao aniversário da independência, além das cores da bandeira nacional e elementos semióticos que representam a evolução histórica de Angola e a construção de um futuro de prosperidade.

O processo do concurso da logomarca foi conduzido por uma equipe de respeitáveis profissionais das áreas de cultura, artes gráficas e comunicação, e durou cerca de três meses desde seu anúncio em Abril. O processo incluiu o período de candidaturas, o acto público de abertura das propostas e a avaliação das propostas em sessões reservadas do júri e da comissão de avaliação.

A comissão de avaliação do concurso público para a concepção da logomarca foi composta por Francisco Quissola, Francisco Longa, Álvaro Maciera, Pedro Chissanga e Manuel Ventura.

Relativamente ao processo do concurso da canção, a secretária destacou a independência do corpo de jurados, constituído por seis profissionais de reconhecida competência técnica e idoneidade: Euclides da Lomba (presidente da comissão de júri), Rosa Roque, Artur Neves, Gaspar Agostinho Neto, Filipe Mukenga e Dodó Miranda, membros da sociedade civil, que trabalharam de forma dedicada para seleccionar a música vencedora.

Teresa Quivienguele ressaltou que foi realizado um amplo processo de divulgação e informação para garantir a participação de todas as pessoas, tanto a nível nacional quanto na diáspora, através das missões diplomáticas e consulares. O grupo técnico recebeu 81 propostas de logomarca e 24 propostas de letras e arranjos musicais para a canção, oficiais das celebrações.

As comemorações do 50º aniversário da independência nacional terão início em Novembro de 2024 e se estenderão até Dezembro de 2025. O programa geral das celebrações está em fase de conclusão, e todos estão convidados a participar, de Cabinda ao Cunene, do Lobito ao Luau e na diáspora, na grande festa da independência, frisou.

Os vencedores dos concursos públicos são:

• Melhor proposta da logomarca: Empresa Handaka

• Melhor proposta da canção: Empresa NaKiLis.08.Lda

A Comissão Interministerial para a Organização das Acções Comemorativas Alusivas ao 50.º Aniversário da Independência Nacional foi criada pelo titular do executivo, através do Despacho Presidencial n.º 26/24, de 22 de Janeiro.

تشاندينهو