O Governo angolano, por via do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), está a reforçar os investimentos e a implementar iniciativas no âmbito do Programa Espacial Nacional.
A informação foi confirmada nesta quarta-feira pelo Director Geral do Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN), Zolana João, durante a 32ª sessão temática do programa "Comunicar por Angola", realizada no Centro de Imprensa Aníbal de Melo (CIAM).
Durante o evento, que teve como tema central o "Programa Espacial Nacional", Zolana João destacou que um dos principais focos de investimento do projecto envolve a construção e melhoria de infraestruturas espaciais, com o objectivo de garantir serviços de comunicação mais robustos em todo o país.
O Director Geral também sublinhou a relevância do programa Conecta Angola, uma iniciativa social do Governo que, por meio do MINTTICS, tem levado conectividade a regiões onde as operadoras nacionais não possuem infraestrutura instalada. Graças ao projecto, mais de 300 mil angolanos em comunidades remotas estão a ser beneficiados pela primeira vez, com a possibilidade de se conectarem ao mundo.
Em relação à conectividade, Zolana João ressaltou a importância do satélite Angosat-2, que está a desempenhar um papel fundamental para levar comunicação a áreas isoladas. "O programa espacial nacional apresenta-se hoje como uma necessidade para o país, e para que seja implementado de forma eficaz, é imperativo continuar a investir em infraestruturas adequadas", afirmou.
O responsável também destacou que, de acordo com dados recentes, cerca de 67% dos africanos ainda não têm acesso à internet, sendo que em Angola apenas 11% da população está conectada. Mesmo assim, o continente africano está a mostrar avanços, com 13 países a liderarem a economia digital, tendo o Egipto como principal destaque.
Outro dado apresentado foi o progresso na comercialização de 45% da capacidade do Angosat-2, que tem contado com a participação de três instituições que já estão a utilizar produtos e serviços aeroespaciais. Mais de 2.350 profissionais especializados em TIC e indústrias espaciais têm dado uma contribuição significativa para o desenvolvimento do satélite de observação terrestre, parte integral deste esforço de expansão.
O Programa "Comunicar por Angola" é uma iniciativa do governo, sob a coordenação do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), que convida diversas instituições públicas a exporem seus projectos e metas, com foco no alinhamento aos objectivos estabelecidos no Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN 2023–2027).