Fin Adviser

Todas Notícias > MINISTRO MÁRIO DE OLIVEIRA DEFENDE MAIOR ENVOLVIMENTO NA EXPLORAÇÃO ESPACIAL

MINISTRO MÁRIO DE OLIVEIRA  DEFENDE MAIOR ENVOLVIMENTO NA EXPLORAÇÃO ESPACIAL

  04 Oct 2024

MINISTRO MÁRIO DE OLIVEIRA DEFENDE MAIOR ENVOLVIMENTO NA EXPLORAÇÃO ESPACIAL

O Ministro das Telecomunicações Tecnologia de Informação e Comunicação Social, Mário de Oliveira, destacou a importância de despertar o interesse das crianças, jovens e adultos pela exploração espacial, demonstrando o impacto positivo que as tecnologia especiais têm para o desenvolvimento do país.

O governante falava na abertura da semana mundial do espaço(WSW) a decorrer de 4 a 10 do corrente mês, com a promoção de diversas actividades, como palestras, sessões de filmes, como palestras, e concurso nas escolas e universidades.

A semana tem como objectivo divulgar os objectivo da ciência e da tecnologia espacial.

O Governante falou do uso da tecnologia espacial e da tecnologia espacial para a geo-referenciação de cerca de 11 milhões de edifícios Angola, potencializado a arrecadação de imposto prediais.

Mário de Oliveira destacou ainda o papel crucial das explicações especiais no combate aos desastres ambiental.

Outro destaque foi com a parcria com a NASA no desenvolvimento de uma ferramenta para monitorar a seca no sul de angola, utilizando dados de observação da terra.

“Como resultado, 45 técnicos angolanos foram formados no uso de dados do satélite para analise climática e monitoramento de secas severas entre 2015 e 2023” afirmou.

No âmbito do projecto de modernização do instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INAMET), o ministro realçou a instalação de 77 metrológicas em todo o país, incluindo 7 aeronáutica e três estações automatizadas.

Por outro lado, o governante considerou importante a participação dos governos provinciais , da comunidade académica e várias instituições angolana na Semana Mundial do Espaço (WSW).

Sob tema ”O Espaços e a Mudanças Climáticas” a Semana Mundial do Espaço é organizado pelo Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPN) com apoio do INAMET , INACOMe FADCOM.

O evento visa destacar as iniciativas angolanas para mitigar os efeitos das alterações climáticas e o uso da tecnologia espacial no monitoramento ambiental.GIZ/OHA

تشاندينهو