Fin Adviser

Todas Notícias > FORÇAS ARMADAS ANGOLANAS ASSINALAM MAIS UM ANO DE EXISTÊNCIA

FORÇAS ARMADAS ANGOLANAS ASSINALAM MAIS UM ANO DE EXISTÊNCIA

  09 Oct 2024

FORÇAS ARMADAS ANGOLANAS ASSINALAM MAIS UM ANO DE EXISTÊNCIA

As Forças Armadas Angolanas (FAA) assinalam nesta quarta-feira 33 anos de existência. O acto central do aniversário acontece na Brigada de Defesa Aérea (BDA), ex-Base Aérea de Luanda, e vai ser presidido pelo chefe do Estado-Maior das FAA, general-de-aviação Altino dos Santos.

Símbolo da unidade nacional, as FAA foram criadas a 9 de Outubro de 1991, com a extinção das então Forças Armadas Populares de Libertação de Angola (FAPLA) e Forças Armadas de Libertação de Angola (FALA), na sequência dos Acordos de Bicesse (Portugal), rubricados entre o Governo e a UNITA.

No âmbito do 33.º aniversário das FAA, foram reeditados os volumes 1 e 2 do livro “Elementos de estratégia: apontamentos para um curso”, da autoria do tenente-general português Abel Cabral Couto, numa iniciativa da Fundação Casa Carvalho Cerqueira.

O acto foi testemunhado pelo ministro de Estado e chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Furtado, que destacou o facto de, no contexto da cooperação entre Angola e Portugal, terem sido implementados diversos projectos técnico-militares e de segurança.

A cooperação entre os dois países no domínio militar, sublinhou, faz-se sentir, sobretudo, no ramo da Marinha e na formação de quadros de nível superior.

Ao referir-se à efeméride, o ministro de Estado considerou que a criação das FAA “é um facto histórico que constitui motivo de orgulho para o povo angolano e que permanecerá na História de Angola, como país independente”.

تشاندينهو