O Conselho de Ministros esteve reunido, nesta quinta-feira, em Luanda, em sessão extraordinária, sob orientação do Presidente da República, João Lourenço.
A 4.ª reunião deste ano serviu para apreciar o Programa Geral das comemorações alusivas ao 50.º aniversário da Independência Nacional que começa a ser cumprido a partir de Novembro próximo e estende-se até Dezembro de 2025.
As festividades decorrerão sob o lema “Angola 50 Anos: Preservar e Valorizar as Conquistas Alcançadas, Construindo um Futuro Melhor” e têm como propósito enaltecer o percurso histórico do povo angolano desde o dia 11 de Novembro de 1975, as conquistas alcançadas nas últimas cinco décadas nos domínios militar, político-diplomático, desportivo, social e cultural, assim como reconhecer os valores da unidade e coesão nacionais, da democracia, do patriotismo, da angolanidade, do humanismo e da solidariedade.
O meio século de Angola como país independente, livre e soberano vai ficar marcado, igualmente, por acções que divulgarão a cultura nacional, promoverão o turismo e exaltarão o papel de personalidades relevantes da história do país, antes e depois da Independência.
A diáspora angolana estará, também, fortemente e envolvida nas celebrações que terão como ponto mais alto o evento do dia 11 de Novembro de 2025, na Praça da República, onde o Chefe de Estado discursará.
Durante o evento acontecerá um desfile cívico-militar.