O sector da Agricultura,na província do Bié, município do Andulo, tem como grande aposta a produção de arroz em larga escala, nestá época agrícola que inicia.
O administrador municipal Justino Kassoma Covi, disse que para o êxito da iniciativa, em 2021, no âmbito de um Projecto Experimental, foram distribuídas sementes para 25 produtores.
Para a presente campanha agrícola, o Andulo foi contemplado com seis toneladas de sementes de arroz, que vão ser distribuídas aos produtores locais, bem como uma máquina de descasque.
Para o êxito do processo, fez-se trabalho de sensibilização junto das comunidades, cujos ensaios para a produção do alimento foram feitos com uma adesão satisfatória.
Justino Kassoma Covi fez saber que a par das sementes, o Governo local, através do Gabinete Provincial da Agricultura e Florestas, vai também preparar terras para ampliar as áreas de cultivo.
Bons indicadores
Em 2021, na povoação de Camunda, foram cultivados 2,5 hectares e colhidas cinco toneladas de arroz. Em 2022/2023, cultivaram-se 14 hectares com envolvimento de mais de 80 produtores.
Já em 2023/2024, a produção de arroz, trigo e café arábica ocupou 40 por cento, dos 80 mil hectares preparados.
Para isso lembrou que estão preparados 109 mil hectares de terra, com perspectiva de colheita de mais de 500 mil toneladas de produtos diversos, por mais de 432 mil famílias envolvidas, que serão beneficiadas de assistência técnica.Na década 60, foi realizado, no Andulo, um projecto-piloto de Extensão Rural de Angola (ERA) pela então administração colonial.
O município do Andulo na Província do Bié é um dos principais celeiros do país.