O sector mineiro da província do Namibe foi reforçado, na quinta-feira passada, com a inauguração de um novo parque logístico que engloba um armazenamento de 148 mil metros ao quadrado de rochas ornamentais, na localidade do Saco Mar, município de Moçâmedes.
A infra-estrutura, que promoveu mais de 30 empregos directos, pertence à multinacional privada Kaleido Ideas e Logistics.
De acordo com o presidente do Conselho de Administração da empresa, Xoán Martinez, o momento foi marcado, também, pela comemoração de três milhões de toneladas de produtos da empresa movimentadas em Angola, volume considerado " um sucesso" no historial da empresa.
"A rocha ornamental angolana está competir com a da Índia, sendo actualmente a China que tem maior preferência do produto nacional, na Europa não foge a regra porque estamos a nos referir de um produto de alta qualidade, isso graças às pedreiras, indústrias de transformação, logística internacional” referiu.
Na ocasião, PCA da Agência Reguladora de Certificação de Carga e Logística de Angola (ARCCLA), Catarino Fontes Pereira, enalteceu a iniciativa da Kaleido para o contributo das receitas fiscais e fundamentalmente na logística das rochas ornamentais.
Apelou aos responsáveis da multinacional a saírem da zona de conforto e enveredar para outros potenciais sectores que o país oferece, em particular com o transporte de produtos agrícolas, o foco da Região Sul do país.
País nenhum cresce ou desenvolve se não tem uma logística competitiva e que sirva aos nossos interesses", sublinhou.