A ministra das Finanças, Vera Daves de Sousa, falou, nesta quarta-feira, sobre as potencialidades agrícolas nacionais e os desafios para transformá-las num factor de desenvolvimento sustentável.
Vera Daves de Sousa foi oradora em dois painéis temáticos promovidos pelo Vice-Presidente para o Planeta do Banco Mundial, Juergen Voegele.
O primeiro tratou do sistema alimentar agrícola como um motor de crescimento sustentável e geração de emprego; o segundo, de financiamento e segurança da água.
A ministra das Finanças apresentou sua opinião sobre os temas e respondeu a diversas perguntas que lhe foram formuladas.
Vera Daves de Sousa destacou a necessidade de aumentar os investimentos nestas duas áreas para potencializá-las e atingir os objectivos que se espera delas.
Os desafios climáticos e a poluição dos recursos hídricos também foram objecto de estudo.
Os eventos fazem parte das Reuniões Anuais do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional que ocorrem desde segunda-feira em Washignton.
A comitiva angolana é composta pelo ministro do Planeamento, Victor Hugo Guilherme, pela ministro das Finanças, Vera Daves de Sousa, pelo governador do Banco Nacional de Angola, Tiago Dias, e pelo Presidente do Fundo Soberano de Angola, Armando Manuel.
As reuniões anuais do grupo Banco Mundial reúnem líderes influentes de governos, empresas e organizações internacionais, sociedade civil e academia, em busca de soluções para os desafios de crescimento econômico e sustentabilidade que o mundo enfrenta.