A Fazenda Filomena, localizada no Panguila, município do Dande, província do Bengo, arrancou, nesta segunda-feira, com a produção de 30 mil frangos por semana, no quadro do aumento da oferta do produto aos consumidores, assim como para reduzir a importação.
Na ocasião, o administrador da Fazenda Filomena, Sidney Ferreira, disse que a produção de frangos em grande escala visa reduzir as necessidades das famílias angolanas, anunciando que a partir de 2025, a fábrica vai duplicar a produção de frangos para 60 mil.
“Este é um dos desafios que nos propusemos a atingir, aquando da visita do ministro de Estado para a Coordenação Económica, a Fazenda Filomeno. O Executivo angolano está determinado em aumentar a oferta do produto no mercado nacional, daí o facto de aceitarmos ao desafio”, frisou o gestor.
Além da produção de frangos, a Fazenda Filomena produz por dia um milhão e 100 mil ovos, e 480 toneladas de ração diária, tanto para galinha poedeira, quanto para corte.
“Os ovos produzidos aqui servem para a população da província do Bengo e de outras paragens. O nosso produto tem muita qualidade e somos bastante solicitados. Entendemos produzir ração, para reduzir os gastos com a compra do produto”, concluiu Sidney Ferreira.