Fin Adviser

Todas Notícias > DIPLOMATA ANGOLANO DESIGNADO QUADRO DA UNIDADE DE INSPECÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS

DIPLOMATA ANGOLANO DESIGNADO QUADRO  DA UNIDADE DE INSPECÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS

  14 Nov 2024

DIPLOMATA ANGOLANO DESIGNADO QUADRO DA UNIDADE DE INSPECÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS

O diplomata angolano, Makiese Augusto, foi eleito, esta quarta-feira, na sede da Organizaçao das Nações Unidas, em Nova Iorque, membro da Unidade Conjunta de Inspecção do Sistema da ONU para o período de 2026/2030.

Segundo um comunicado de imprensa, Makiese Augusto disputou com a Eritreia a vaga destinada aos Estados africanos, tendo obtido 120 votos, contra 70 do seu oponente.

A nota adianta ainda que além de Angola, foram ainda eleitos os Candidatos de Espanha, Moldávia e Suiça.

De acordo com Makiese Augusto, “esta eleição representa uma vitória da diplomacia angolana a nível internacional, sobretudo nas Nações Unidas e marca o culminar de uma acção diplomática de há vários anos, em relação à inserção de quadros angolanos no sistema das Nações Unidas”.

Para o representante Permanente de Angola junto das Nações Unidas, Francisco da Cruz, a eleição do candidato angolano é resultado de uma instensa campanha diplomática e enquadra-se na estratégia do Presidente João Lourenço, com vista à inserção de quadros angolanos nas organizações internacionais”.

Makiese Augusto é diplomata sénior com mais de duas décadas de experiência e vasto conhecimento em questões administrativas, financeiras e orçamentais, como resultado do seu trabalho enquanto membro da Comissão Consultiva para as Questões Administrativas e Orçamentais (ACABQ), durante seis anos.

Entre outras ocupações, serviu também no quadro de pessoal do Secretariado das Nações Unidas como conselheiro sénior da presidência do Conselho de Direitos Humanos e do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, em Genebra de 2012 a 2015.

Possui uma pós-graduação em Gestão e Liderança e é fluente em português, francês, espanhol e inglês .

O diplomata Makiese Augusto é o primeiro angolano a ser eleito membro da Unidade de Inspecção Conjunta do Sistema das Nações Unidas(JIU), desde a sua criação em 1976.

تشاندينهو