ENDIAMA, SODIAM e o Antwerp World Diamond Centre (AWDC) assinaram, nesta quinta-feira, em Antuérpia, na Bélgica, um Memorando de Entendimento para fortalecer a cooperação no sector diamantífero.
A cerimónia aconteceu à margem do Facets 2024, um dos eventos mais relevantes da indústria e contou com as assinaturas de Ana Feijó, em representação do presidente do Conselho de Administração da ENDIAMA, do presidente do Conselho de Administração da SODIAM, Eugénio Rosa, e do CEO do AWDC, Isidore Mörsel.
Segundo uma nota a que o Jornal de Angola teve acesso, o acordo estabelece as bases para uma cooperação sólida entre as partes, visando criar um ambiente de confiança mútua e fomentar o alcance de objectivos operacionais estratégicos.
O tema fortalecimento das relações comerciais bilaterais, promovendo um diálogo contínuo e iniciativas conjuntas e é uma das prioridades das três instituições envolvidas.
O acordo abrange ainda a promoção da transparência no sector, com foco no rastreio e certificação de diamantes naturais, destacando o impacto positivo desses recursos nas comunidades locais bem como a partilha de experiências técnicas, especialmente no desenvolvimento de soluções inovadoras para o rastreio de diamantes em bruto.
O investimento em formação profissional, capacitando trabalhadores do sector diamantífero e a promoção dos diamantes naturais de Angola nos principais mercados internacionais são parte do acordo firmado.
As três instituições esperam ainda com o instrumento reforçar a imagem de Angola como um dos principais produtores de diamantes do mundo, bem como desenvolver capacidades institucionais, fortalecendo a eficiência operacional das empresas envolvidas.
"Este memorando representa um compromisso conjunto para enfrentar os desafios da indústria diamantífera, ao mesmo tempo em que promove práticas éticas, sustentáveis e inovadoras", lê-se na nota.