Fin Adviser

Todas Notícias > BANCO NACIONAL DE ANGOLA DISPONÍVEL A UMA LINHA DE FINANCIAMENTO

BANCO NACIONAL DE ANGOLA DISPONÍVEL A UMA LINHA  DE FINANCIAMENTO

  17 Mar 2025

BANCO NACIONAL DE ANGOLA DISPONÍVEL A UMA LINHA DE FINANCIAMENTO

O Banco Nacional de Angola (BNA) tem disponível uma linha de financiamento de até 150 milhões de kwanzas, destinada aos sectores de Habitação, Turismo e Construção, disse, nesta sexta-feira, em Ondjiva (Cunene), o director do Gabinete de Acompanhamento de Crédito.

Veloso Pedro, que falava durante a palestra dirigida aos empresários, empreendedores e estudantes disse que o objectivo é estimular a construção e reabilitação de empreendimentos turísticos de pequena dimensão contribuir para o crescimento do sector e diversificação da oferta de serviços.

Segundo o gestor, a iniciativa visa a criação de novos postos de trabalhos e fortalecer a economia local.

A actividade enquadra-se no âmbito da divulgação dos avisos 9 e 10, de 24 do BNA, que tratam do crédito de habitação, construção e turismo como sector real de economia.

O responsável explicou que a iniciativa é resultado da actualização das normas que regulam o regime especial de crédito à habitação e construção, agora abrangendo também empreendimentos turísticos e estabelecimentos de restauração.

Segundo Veloso Pedro, o novo enquadramento está delineado no Aviso n.º 9/2024, de 20 de Dezembro, que estabelece o regime especial de crédito com uma taxa de juro reduzida, a 10 por cento.

Veloso Pedro recomendou aos interessados a procurarem os bancos comerciais e fundamentalmente os agentes económicos ligados ao sector produtivo, a se dirigirem aos bancos comerciais e solicitarem o respectivo financiamento.

Administradora-adjunta para Área Financeira, Laimi Anibal, disse que é uma oportunidade enorme para aflorar questões pertinentes nas relações entre os bancos e as empresas de modo que tenham ferramentas necessárias para um ambiente salutar. “Quando melhor for o ambiente de negócios, entre os bancos e as empresas, melhor será a economia do país”.

Campanha massiva

O BNA promoveu em Ondjiva, Cunene, uma Campanha Massiva de sensibilização para abertura de contas (banquita), no valor de 100 kwanzas, no âmbito do seu programa de educação financeira.

Os técnicos dos bancos BAI, BFA e BIC que marcaram presença na feira, disseram que não, afirmaram ao Jornal de Angola, que os cidadãos podem abrir as suas contas de poupança no valor de 100 kwanzas, facto que vai permitir atingir maior parte da população que ainda não tem conta bancária.

Agostinho Mariano, enalteceu a iniciativa da delegação regional do BNA, tendo realçado que a campanha possibilitou muitos munícipes a abrir contas bancárias. A cidadã Henriqueta Cardoso, outra que abriu a sua conta, disse que estava a passar pelo caminho e viu logo a montagem das tendas e publicidade do BNA, e foi assim que aproveitou a campanha para abertura da conta, uma vez que o preço é apenas de 100 kwanzas.

Henriqueta Cardoso disse que se trata de uma oportunidade que deve ser aproveitada por todos, uma vez que para se fazer abertura de conta actualmente é necessário um valor acima de 20 mil kwanzas. “Aderência massiva, vai aliviar pessoas com pouca capacidade financeira a abrirem suas contas”. Referiu.

تشاندينهو