Fin Adviser

Todas Notícias > ANGOLA PARTICIPA NAS REUNIÕES DE PRIMAVERA DO BANCO MUNDIAL E FMI

ANGOLA PARTICIPA NAS REUNIÕES DE PRIMAVERA DO BANCO MUNDIAL E FMI

  25 Apr 2025

ANGOLA PARTICIPA NAS REUNIÕES DE PRIMAVERA DO BANCO MUNDIAL E FMI

A ministra das Finanças, Vera Daves de Sousa, que preside à missão angolana em Washington DC às Reuniões de Primavera do Banco Mundial e FMI, reafirmou, nesta segunda-feira, em dois momentos diferentes, que o Governo vai continuar com as reformas em curso e priorizar a estabilidade das contas.

No encontro que manteve com o director do Banco Mundial para Angola, RDC, Burundi e São Tomé e Príncipe, Albert Zeufack, Vera Daves de Sousa reafirmou o interesse do país em mobilizar financiamentos para programas.

Na reunião, em que o Governo e o Banco Mundial acertaram sobre o “Pacto Energético 300”, a ministra das Finanças reiterou a aposta nos processos de reformas em curso e no interesse de os parceiros garantirem financiamentos baratos como tem feito o Banco Mundial.

Já num segundo momento e no encontro mantido com o “Atlantic Council Africa”, a ministra Vera Daves de Sousa respondeu aos presentes que quiseram saber sobre o ambiente de negócios no país e os incentivos existentes neste momento.

Naquele encontro focado ao Corredor do Lobito, a ministra das Finanças fez saber que esta infra-estrutura, em particular, deve ser vista como uma oportunidade de investimentos.

A ministra Vera Daves de Sousa destacou o papel do Corredor do Lobito enquanto catalisador para o investimento estrangeiro, tendo sublinhado a importância da criação de incentivos fiscais, mecanismos de financiamento sustentáveis e a necessária estabilidade macroeconómica como factores determinantes para a atracção de capital privado e a dinamização do comércio intra-africano.

“A criação de um quadro fiscal atractivo, combinado com soluções de financiamento inovadoras, permitirá consolidar o Corredor do Lobito como um eixo económico de referência, potenciando o papel de Angola como plataforma logística e comercial no continente africano”, disse.

Vera Daves de Sousa realçou o papel crucial do Corredor do Lobito na dinamização do comércio da África Subsaariana.

Durante a mesa-redonda do Council Africa, uma entidade sediada nos EUA, interessada no financiamento do desenvolvimento africano, apresentou ao pormenor o trabalho efectuado em torno do Corredor do Lobito e as oportunidades para a sua materialização.

A ministra das Finanças reiterou o valor da iniciativa que irá impulsionar o desenvolvimento económico e a integração regional, com foco na mobilização de recursos financeiros e na construção de novas linhas ferroviárias e melhorias nas existentes.

تشاندينهو