Fin Adviser

Todas Notícias > REINO UNIDO PRETENDE INVESTIR EM MALANJE

REINO UNIDO PRETENDE INVESTIR EM MALANJE

  26 May 2025

REINO UNIDO PRETENDE INVESTIR EM MALANJE

O embaixador do Reino Unido em Angola, Bharat Joshi, anunciou, neste domingo, em Malanje, para breve, a chegada de representantes de uma empresa britânica que procederá à instalação de uma fazenda de grande porte especializada em avicultura.

O projecto insere-se no quadro da cooperação bilateral entre Angola e o Reino Unido, em alinhamento com o Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN ) 2023-2024, tendo em vista a diversificação da economia angolana.

O diplomata precisou que a referida empresa tem estado no país a constatar o ambiente de negócios e aferir as oportunidades para investimento, cuja escolha recaiu para a província de Malanje, numa altura em que carece apenas da aprovação da proposta por parte do Governo Provincial, identificar a localidade em que o projecto será instalado, entre outros pormenores.

Bharat Joshi reafirmou, por outro lado, o interesse do seu país em investir nos domínios da agricultura e do turismo, incluindo a construção de infra-estruturas de acomodação e atracção para turistas nacionais e estrangeiros.

“O turismo é muito importante e temos uma empresa britânica que está em busca de oportunidades para investir e ver como podemos desenvolver as infra-estruturas no sentido de desenvolver o sector em Angola, em geral, e em Malanje, em particular”, frisou.

O embaixador destacou também o programa de bolsas de estudo, denominado “Chevening”, que a Embaixada Britânica oferece anualmente para a formação de 14 jovens angolanos nos cursos de mestrado nas várias áreas, no Reino Unido, cujo lançamento oficial será feito em Julho do presente ano em Malanje, prevendo abranger quadros do Governo Provincial e estudantes.

O diplomata britânico cumpriu uma agenda de trabalho de 24 horas na cidade de Malanje para constatar as oportunidades de investimento e inteirar-se sobre projectos do seu país na província. A sua estadia culminou com um encontro com o vice-governador provincial para o sector Político, Económico e Social, Franco Mufinda.

تشاندينهو