Fin Adviser

Todas Notícias > AVICULTORES PRETENDEM AUMENTAR OFERTA DE FRANGO NO MERCADO NACIONAL

AVICULTORES PRETENDEM AUMENTAR  OFERTA  DE FRANGO NO MERCADO NACIONAL

  02 Jul 2025

AVICULTORES PRETENDEM AUMENTAR OFERTA DE FRANGO NO MERCADO NACIONAL

Os líderes das associações de produtores de frango e ovo das províncias do Cuanza-Sul, Benguela e Huíla juntaram-se nesta terça-feira, em Luanda, ao presidente nacional da agremiação, para apresentarem ao Governo um novo plano que visa responder à procura interna, com o qual propõem os caminhos do aumento da oferta junto dos pequenos e médios criadores de aves.

A ideia é garantir que cada criador de aves consiga atingir uma produção de até 25 mil pintos (que podem ser transformados em frango no período de 45 dias).De acordo com o presidente da Associação Nacional dos Avicultures (ANAVI) de Angola, Rui Santos, está feito o levantamento das necessidades e todo o trabalho de casa está em fase adiantada, visando uma resposta à altura das exigências do Governo e da economia nacional.

“Hoje, apresentamos um programa ao ministro de Estado para a Coordenação Económica, que nos deu luz verde para o seu seguimento, visando tirarmos o maior proveito da capacidade instalada. Temos, neste momento, uma capacidade para produzir 10 mil toneladas/ano de frango, faltando apenas que se tire proveito de facto de todas as condições existentes pelo país”, disse.

Para a concretização do programa de integração apresentado ao ministro de Estado para a Coordenação Económica, José de Lima Massano, a ANAVI precisa de um financiamento de 62 milhões de kwanzas (mais de 67 mil dólares).

À imprensa, o presidente da Associação de Avicultores da Huíla, Jones Alfredo, também director-executivo da TMAJ, disse que a província está com uma capacidade de produção com boa oferta, embora admita o baixo consumo por hábitos locais, situação que lhes permite escoar a maior parte da produção para outras localidades, casos de Luanda, Benguela e Namibe, por exemplo.

Disse que a província está a reestruturar os aviários e conta com um produtor que produz 50 mil frangos/dia.

O presidente da associação provincial da Huíla, também produtor, disse que se está a preparar para avançar ao nível de produzir até 25 mil frangos/dia em Agosto. A disponibilidade/dia actual dos produtores associados à ANAVI é de sete mil frangos por dia.

A necessidade de consumo local está estimada em 15 mil frangos/dia, o que significa que a oferta está ainda abaixo dos 50 por cento.

Visão do Governo

O ministro da Agricultura e Florestas, Isaac Maria dos Anjos, que esteve presente no encontro, disse estar em curso um trabalho de mapeamento e incentivo dos produtores nacionais, visando dar resposta à medida de redução das importações ao mesmo tempo que se dá oportunidade de a produção nacional acontecer.

“Estamos a pedir aos produtores e associações que se organizem melhor, para se ter, de facto, capacidade de abastecer o país, pois não há razões de continuarmos a ter dificuldades com o processo simples de produzir frangos. 35 dias são suficientes para se ter 1 200 gramas e 45 dias para se ter frango pronto para ser consumido”, disse.

De acordo com o ministro Isaac dos Anjos, aquilo que se faz lá fora pode e bem ser feito no país. Ou seja, precisam-se de empresas para produzir ração, empresas produtoras de pintos e empresas distribuidoras para que as pessoas possam ter facilmente acesso a 20 ou 25 mil galinhas e elas próprias tornarem-se produtoras de frangos e ovos, num processo simples e bastante dinâmico.

تشاندينهو