O ministro das Relações Exteriores, Téte António, foi condecorado, nesta quinta-feira, pelo Presidente da República, João Lourenço, com a medalha Paz e Desenvolvimento.
O chefe da diplomacia angolana, nomeado ministro em 2020, mereceu tal distinção pelo contributo às causas do país, no âmbito das comemorações dos 50 anos da Independência Nacional.
Nos últimos anos, a diplomacia angolana tem se destacado pela actuação em questões de paz e segurança em África, com foco na mediação de conflitos, especialmente na região dos Grandes Lagos e na Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).
Ademais, o país tem trabalhado para fortalecer as relações internacionais e promover a cooperação económica, com ênfase na diplomacia económica e na captação de investimentos estrangeiros, tornado-se mais dinâmica e actuante.
Trajectória diplomática
Téte António nasceu a 22 de Janeiro de 1955, na localidade do Bembe, província do Uíge.
É mestre em Relações Económicas Internacionais pela Universidade de Kiev/Ucrânia e licenciado em Diplomacia Preventiva pela Universidade de Columbia, Nova Iorque, Estados Unidos da América.
Foi secretário de Estado para as Relações Exteriores, representante da União Africana Junto das Nações Unidas em Nova Iorque, ministro Conselheiro na Missão Permanente da República de Angola junto das Nações Unidas, Nova Iorque, entre outras funções a nível da diplomacia.