O preço do gasóleo foi alterado, desde às 00h00 desta sexta-feira, para 400 kwanzas o litro, contra os 300 kwanzas praticados até ontem à meia noite, no quadro do processo de ajustamento de preços, previsto no Decreto Executivo n.º 81/23, de 1 de Junho.
A informação foi obtida por intermédio de uma nota do Instituto Regulador dos Derivados do Petróleo (IRDP), dando conta que a medida do Executivo visa garantir maior sustentabilidade nas contas públicas e reduzir o peso dos subsídios aos combustíveis, com impactos esperados na racionalização do consumo e no equilíbrio do mercado. A medida surge no âmbito do processo de ajustamento gradual dos preços dos produtos derivados do petróleo, conforme previsto no Decreto Executivo em referência, que estabelece a adequação dos preços internos aos níveis praticados no mercado internacional.
O ajustamento, sublinha a nota, obedece ao Mecanismo de Ajustamento Flexível e à paridade de importação ou exportação, conforme definido no Decreto Presidencial n.º 283/20, de 27 de Outubro.
“O preço de venda ao público do gasóleo sofreu um ajuste desde às 00h00 de hoje, passando a custar 400 kwanzas por litro. A alteração aplica-se exclusivamente ao preço do gasóleo, enquanto a gasolina, o petróleo iluminante e o gás de petróleo liquefeito (GPL) continuam a ser comercializados aos mesmo preços”, lê-se na nota.