Uma delegação de deputados da 7ª Comissão da Assembleia Nacional realizou, nesta quarta-feira, uma visita de constatação às instalações do Centro de Imprensa Aníbal de Melo (CIAM), com o objectivo de avaliar o funcionamento da instituição e tomar contacto directo com as suas valências técnicas e operacionais.
Durante a visita guiada, conduzida pela directora-geral Amélia de Almeida, os parlamentares, liderados pelo deputado Paulo Farias, percorreram os diferentes compartimentos do CIAM, recebendo explicações detalhadas sobre o seu funcionamento, desafios e principais conquistas.
Na sequência, os deputados reuniram-se com a equipa de direcção do centro para abordar preocupações, levantar sugestões e esclarecer dúvidas relacionadas à gestão e operação da instituição ao longo dos anos. As questões foram prontamente esclarecidas pela direcção do CIAM, que aproveitou a ocasião para partilhar as principais metas e projectos em curso.
Amélia de Almeida destacou os progressos alcançados pela instituição, nomeadamente nos investimentos para a modernização tecnológica e de infra-estruturas, que têm permitido ao CIAM manter-se como referência nacional em matéria de comunicação institucional e imprensa.
A responsável sublinhou ainda que o CIAM detém na sua base de dados o registo de 16 órgãos de imprensa estrangeira acreditados no país, bem como 37 correspondentes, dos quais cinco são estrangeiros. Acrescentou que a instituição tem servido de palco para importantes eventos do Executivo, incluindo conferências de imprensa, colóquios, palestras e outros fóruns, muitas vezes em parceria com outras entidades.
A 7ª Comissão de Trabalho Especializada da Assembleia Nacional é responsável pelas áreas da Cultura, Assuntos Religiosos, Comunicação Social, Juventude e Desportos.