Uma delegação da Empresa Estatal de Petróleo e Gás da Namíbia (NAMCOR) chefiada pelo responsável pela área de Desenvolvimento de Upstream, Mtundeni Ndafyaalako, visitou, nesta quarta-feira, em Benguela, a base industrial da SONAMET, com o objectivo de aprofundar a parceria estratégica na formação de técnicos em várias áreas do sector dos Hidrocarbonetos.
A visita da delegação namibiana às instalações da SONAMET, que opera no segmento downstream, enquadra-se na estratégia de reforçar a cooperação, numa altura em que o país vizinho se prepara para entrar na fase de desenvolvimento da sua indústria petrolífera.
A NAMCOR é a responsável pela exploração, produção e comercialização de petróleo, bem como de produtos petrolíferos no país. Desempenha um papel crucial no desenvolvimento da indústria de energia da Namíbia.
O director-geral da SONAMET, Domingos Augusto, destacou que a visita resulta de um processo de cooperação iniciado, há quatro anos, em que Angola tem contribuído na formação técnica de quadros namibianos.
A empresa angolana já capacitou cerca de 20 técnicos namibianos nas áreas de Soldadura, Caldeireiro e Inspecção de qualidade. O objectivo é reforçar a parceria e definir projectos futuros em toda a região austral.
O gestor da SONAMET explicou que o “Spooling”, actividade principal observada pela delegação, consiste no enrolamento de tubos rígidos (pipelines) para posterior transporte e instalação em offshore.
Acrescentou que essa operação é feita com o apoio do Navio Seven Vega, da Subsea sete, accionista da SONAMET que é uma das maiores empresas mundiais na instalação de estruturas submarinas.
O representante da NAMCOR para o Desenvolvimento Upstream, Mtundeni Ndafyaalako, mostrou-se impressionado com a capacidade instalada na Sonamet e destacou a empresa como exemplo a ser seguido pela Namíbia.
A SONAMET está envolvida em vários projectos no sector.