As questões relacionadas com o reforço da cooperação bilateral e multilateral entre Angola e a Rússia esteve em análise, em Adis Abeba, no encontro de cortesia que o embaixador de Angola na República Democrática Federal da Etiópia e representante permanente junto da União Africana (UA) e da Comissão Económica das Nações Unidas para África (UNECA), Miguel Bembe, manteve com o homólogo russo, Evgeny Terekhin.
Segundo uma nota, os dois diplomatas abordaram questões relacionadas com o reforço da cooperação bilateral e multilateral, numa altura em que Angola cumpre o último ano do mandato como membro do Conselho de Paz e Segurança da União Africana e de Presidente pro tempore da organização continental.
Miguel Bembe e Evgeny Terekhin, refere o documento, abordaram os preparativos da 19ª Reunião Consultiva Conjunta Anual (AJCM) entre o Conselho de Segurança das Nações Unidas (CS-NU) e o Conselho de Paz e Segurança da União Africana (CPS-UA), que se realiza em Outubro próximo, em Adis Abeba.
A Reunião Consultiva Conjunta Anual, que se realiza de forma rotativa entre Nova Iorque e Adis Abeba, serve para os membros de ambos os órgãos analisarem e trocarem impressões sobre a ampla agenda global de paz e segurança, com especial enfoque no continente africano.
Angola presidiu ao CPS-UA durante o mês de Julho de 2024, que coincidiu com a presidência da Rússia do CS da ONU. Os representantes permanentes de Angola junto da União Africana e da Rússia junto das Nações Unidas, Miguel Bembe e Vassily Nebenzia, respectivamente, realizaram, também, um encontro virtual de consultas, onde analisaram os programas de trabalho mensal dos dois órgãos, bem como as formas de coordenação dos assuntos de interesse comum.