Fin Adviser

Todas Notícias > CAROLINA CERQUEIRA: ANGOLA PRETENDE MAIS LIDERANÇA FEMININA NA CONSTRUÇÃO DA PAZ

CAROLINA CERQUEIRA: ANGOLA PRETENDE MAIS LIDERANÇA FEMININA NA CONSTRUÇÃO DA PAZ

  30 Jul 2025

CAROLINA CERQUEIRA: ANGOLA PRETENDE MAIS LIDERANÇA FEMININA NA CONSTRUÇÃO DA PAZ

A presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, advogou nesta segunda-feira, em Genebra, Suíça, uma liderança feminina mais inclusiva, sensível e participativa como elemento essencial para a construção de uma paz duradora.

Durante a intervenção marcada pelo forte apelo à justiça social e equidade de género, Carolina Cerqueira afirmou que “as mulheres e meninas, embora sejam as mais afectadas pelos conflitos armados e pelas mudanças climáticas, são, também, as que mais contribuem para a reconstrução e reconciliação das sociedades”.

Ao discursar na 15.º Reunião da Cimeira das Mulheres Presidentes de Parlamentos, que decorre sob o lema “Liderança para a Paz Inclusiva e Duradoura”, a líder parlamentar disse que fenómenos como as alterações climáticas e a Inteligência Artificial (IA) quando mal geridos agravam as desigualdades de género e ampliam os riscos para as populações mais vulneráveis, sobretudo em contextos de guerra e crise humanitária.

“Precisamos de mais mulheres nos parlamentos, nas negociações de paz, na diplomacia, na ciência e nas lideranças comunitárias”, sublinhou a presidente da Assembleia Nacional, acrescentando que “uma paz sem a voz das mulheres é uma paz frágil”.

Compromisso com a igualdade de género

Carolina Cerqueira reafirmou o compromisso da Assembleia Nacional com a inclusão da mulher nos espaços de decisão, ressaltando os vários debates e iniciativas legislativas promovidos internamente para fortalecer o papel feminino na vida política e social do país.

“No Parlamento angolano, temos incentivado o diálogo com mulheres e jovens sobre o seu papel na promoção da paz, na igualdade de género e na construção de uma cultura de reconciliação nacional”, afirmou. Enfatizou, também, os esforços de Angola à frente do Fórum Parlamentar da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL) para a promoção do diálogo como caminho para a gestão dos conflitos que afectam duramente as mulheres e as meninas.

A presidente da Assembleia Nacional denunciou o impacto da violência nas zonas de conflito, onde mulheres e meninas são frequentemente alvo de violações, raptos, maus-tratos físicos e psicológicos, defendendo acções urgentes e coordenadas da comunidade internacional.

Apelo à acção global

Durante a sua dissertação, Carolina Cerqueira fez um apelo global, considerando que os parlamentos são plataformas fundamentais de diálogo e cooperação entre os povos, devem liderar uma nova dinâmica nas relações multilaterais.

“Essa nova ordem deve ser mais justa, mais humana e com espaço digno para a mulher como promotora da paz e defensora da dignidade humana. O mundo precisa de uma nova liderança, sensível, inclusiva e transformadora. E essa liderança tem de ter rosto feminino”, instou.

A Conferência Mundial de Presidentes dos Parlamentos, estabelecida pela primeira vez em 2000 na véspera da Conferência do Milénio das Nações Unidas, firma-se como um fórum único para a participação e o diálogo de alto nível entre os líderes parlamentares de todo o mundo.

تشاندينهو