A criação de uma indústria de televisão, em Angola, que permita a produção de documentários, novelas e outros conteúdos, que podem ser emitidos em território angolano e vietnamita, domina o acordo de parceria rubricado, quinta-feira, entre a Televisão Pública de Angola (TPA) e a Televisão Estatal do Vietname.
De acordo com o presidente do Conselho de Administração da TPA, Francisco Mendes, que esclareceu as incidências do acordo de parceria, durante a reunião entre as delegações ministeriais de Angola e do Vietname, a televisão estatal angolana está interessada que este acordo permita formar jornalistas, produtores, editores de vídeo e cameraman’s.
“Gostaríamos de ter a parceria do Vietname para a criação de uma indústria da televisão que nos permita produzir documentários, novelas e outros conteúdos que podem ser, depois, emitidos no território de Angola e no território do Vietname”, afirmou o PCA da TPA.
A localização estratégica do Vietname no continente asiático, acrescentou Francisco Mendes, pode ser, também, um ponto importante para preencher uma lacuna que existe, hoje, com a criação do canal “TPA Notícias”, relativamente ao acesso aos conteúdos internacionais, notícias, fundamentalmente da região da Ásia, que a televisão estatal do Vietname tem capacidade para produzir.
O presidente do Conselho de Administração da TPA revelou que a empresa espera receber visitas de dirigentes da televisão do Vietname, para que possam conhecer a realidade da estação televisiva angolana, de modo a se ter uma noção do nível de investimento necessário para a sua melhoria.