Angola participa, quarta-feira até quinta-feira, no 13.º Fórum Internacional de cooperação Industrial que junta em Istambul, Turquia, mais de 100 empresas africanas e turcas de produtos manufacturados, como mobílias, tapeçaria, têxtil e outros.
De acordo com uma nota de imprensa, o embaixador de Angola na Turquia, João dos Santos Neto, representa Angola no evento.
Na cerimónia de abertura, o ministro do Comércio da Turquia, Omer Bolat, enalteceu os esforços do Chefe de Estado angolano, João Lourenço, enquanto Presidente da União Africana em mobilizar para este fórum, centenas de empresas, cujos países mantêm uma relação comercial saudável com a Turquia.
A nota realça que os países africanos querem uma cooperação "win-win", ou seja, onde todos ganham com este tipo de parceria, uma vez que a Turquia exporta para estes Estados os seus produtos manufacturados.
Angola é um destes países com os quais a Turquia mantém uma relação que pretende ver mais reforçada, de acordo com o embaixador João Neto, que adianta por outro lado, que o objectivo é mobilizar empresas turcas a investirem cada vez mais em Angola.
A balança comercial entre a Turquia e África está avaliada em 62 biliões de dólares norte-americanos, dados de 2024, o que corresponde a crescimento de 10% comparativamente ao ano de 2023.