O Instituto Nacional de Meteorologia e Geofisica (INAMET) informou que a época chuvosa em Angola tem início nesta sexta-feira, 15 de Agosto e prolongar-se-á até 15 de maio de 2026.
O Campus da Universidade Lueji A’Nkonde do Dundo inaugurado, quinta-feira, dispõe de cursos de Direito e Economia e tem capacidade para albergar aproximadamente 8 mil estudantes.
No comunicado, a instituição refere que este período é caracterizado pela ocorrência de chuvas e trovoadas, embora algumas localidades do Sul do país possam manter ausência de precipitação até final de Setembro.
"A época chuvosa de 2025/2026 ocorrerá sob condições neutras do fenómeno El Niño-Oscilação do Sul (ENSO), que geralmente implica menos impactos climáticos extremos associados a La Niña ou El Niño, que são os factores climáticos de impacto global", esclarece.
Segundo o INAMET, com a situação de altas temperaturas e umidade relativa do ar, característico da época do ano, estarão reunidas as condições para ocorrência de instabilidades atmosféricas na generalidade do território angolano, nos meses de Setembro a Novembro.
Acrescenta que a maior parte do país experimentará temperaturas do ar e umidade relativa ligeiramente altas e, consequentemente, chuva próxima à média climatológica, devido a influência da Fase Negativa do Dipolo do Oceano Índico, que resulta do arrefecimento das águas superficiais de grandes áreas do Oceano Índico ao longo da costa Leste de Africa.
"O INAMET divulgará no dia 30 de setembro de 2025 a actualização da previsão sazonal para o trimestre de Outubro-Novembro-Dezembro (OND) de 2025 a Janeiro-Fevereiro- Março (JEM) de 2026", conclui a nota.