Fin Adviser

Todas Notícias > PRESIDENTE DA UNIÃO AFRICANA NA 9.ª EDIÇÃO DA TOCAD

PRESIDENTE DA UNIÃO AFRICANA NA 9.ª EDIÇÃO DA TOCAD

  19 Aug 2025

PRESIDENTE DA UNIÃO AFRICANA NA 9.ª EDIÇÃO DA TOCAD

O Chefe de Estado e Presidente em funções da União Africana, João Lourenço, chegou nesta segunda-feira a Tóquio, capital do Japão, para co-presidir, a partir de amanhã, à 9.ª edição da Conferência Internacional de Tóquio sobre o Desenvolvimento de África (TICAD IX).

Subordinado ao lema “Parcerias para uma África Sustentável e Resiliente”, a Conferência, que tem como palco a cidade portuária de Yokohama, vai ser igualmente co-dirigido pelo Primeiro-Ministro do Japão, Shigeru Ishiba.

Durante o evento, espera-se a assinatura de vários memorandos de entendimento, o reforço do investimento japonês no conti- nente e a mobilização de fundos para projectos estruturantes que impulsionem o crescimento económico de África.

Vários Chefes de Estado e de Governo africanos participarão desta Conferência multilateral, que movimenta também em direcção a Yokohama diplomatas e executivos da Organização das Nações Unidas, Banco Mundial e União Africana, para além de líderes empresariais e figuras relevantes da sociedade civil.

A participação de João Lourenço, na qualidade de Presidente em funções da União Africana, reforça o protagonismo diplomático de Angola no continente.

Espera-se que o Chefe de Estado angolano destaque a importância da integração regional, da estabilidade política e da diversificação económica, defendendo maior equilíbrio nas relações entre África e os seus parceiros internacionais de desenvolvimento

A visita poderá igualmente abrir espaço para acordos bilaterais entre Angola e o Japão, sobretudo nos domínios da energia, agricultura, pescas, formação técnica e industrialização.

Uma plataforma estratégica para desenvolver o continente

Lançada em 1993 pelo Governo japonês, a TICAD consolidou-se como uma das mais importantes plataformas de diálogo político e de cooperação para o desenvolvimento de África.

O evento decorre a cada três anos e reúne Chefes de Estado e de Governo africanos, líderes empresariais, organizações multilaterais e representantes da sociedade civil, tendo como objectivo fortalecer parcerias em áreas como infra-estruturas, industrialização, transição energética, saúde, educação, inovação tecnológica e paz e segurança.

Além dos Chefes de Estado e de Governo africanos, o sector privado japonês também terá forte presença, com destaque para conglomerados industriais, empresas de tecnologia e investidores interessados no mercado africano.

Declaração provisória da 9.ª edição da TICAD

As delegações dos peritos da União Africana (UA) e do Japão aprovaram sábado a versão provisória da declaração da 9.ª Conferência Internacional de Tóquio sobre o Desenvolvimento Africano (TICAD), prevista para os dias 20 e 22 deste mês, em Yokohama

Os peritos de ambas as delegações reuniram em formato virtual, no quadro do Comité Director Conjunto da TICAD, com o objectivo de negociar o referido projecto de declaração, a ser submetida à reunião dos ministros, marcada para hoje e ao segmento dos Chefes de Estado e de Governo, a partir de amanhã.

Uma nota da Embaixada de Angola na Etiópia refere que, depois de uma longa ronda de negociações, as delegações dos peritos da UA e do Japão realizaram progressos consideráveis, que culminaram com a aprovação da versão provisória da declaração.

A referida declaração, composta por mais de 20 páginas e estruturada em seis itens, apresenta, no essencial, a situação actual do continente africano, os pilares da TICAD 9 (Economia, Sociedade e Paz e Segurança) e desenha o caminho a seguir para a aceleração da implementação dos compromissos da parceria entre a União Africana e o Japão.

A equipa negocial da UA foi chefiada pelo representante permanente de Angola junto da União Africana, Miguel Bembe, na sua qualidade de presidente do Comité dos Representantes Permanentes (CRP) dos Estados-membros, ao passo que a delegação japonesa foi dirigida pelo directora-geral adjunta do Departamento dos Assuntos Africanos de Cooperação Internacional do Ministério dos Negócios Estrangeiros, a embaixadora Murakami Kenji.

A 9ª edição da TICAD, com o lema "co-criar soluções inovadoras", será co-presidida pelo Presidente da República, João Lourenço, na qualidade de presidente em funções da União Africana, e pelo Primeiro-Ministro do Japão, Shigeru Ishiba.

O evento, a ser antecedido pelos segmentos dos altos funcionários e ministerial, contará com a participação dos Chefes de Estado e de Governo dos Estados-Membros da União Africana, do Gover- no do Japão e dos representantes dos co-organizadores, nomeadamente a Organização das Nações Unidas, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o Banco Mundial e a Comissão da União Africana (CUA).

تشاندينهو